Colisão com boia de sinalização na Ria Formosa causa vítima mortal

  • Print Icon
Uma embarcação de recreio, com quatro tripulantes a bordo, colidiu hoje com a boia de sinalização nº 13 do canal principal de Faro, na Ria Formosa, tendo causado a morte de um dos tripulantes.

Uma embarcação de recreio, com quatro tripulantes a bordo, colidiu hoje com a boia de sinalização nº 13 do canal principal de Faro, na Ria Formosa, tendo causado a morte de um dos tripulantes.

O alerta foi recebido pelas 09h37, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a alertar para um acidente ocorrido na Ria Formosa, tendo sido de imediato ativado o piquete do Comando-local da Polícia Marítima de Faro, bem como os Bombeiros Voluntários de Faro e o INEM.

Na sequência do acidente, dois dos tripulantes foram alegadamente projetados para fora da embarcação, tendo sido resgatados pela embarcação acidentada e transportados para o cais comercial de Faro, onde eram aguardados pelos Bombeiros Voluntários de Faro e pelo INEM.

No cais comercial de Faro, as vítimas foram prontamente assistidas pelo INEM, sendo que uma das vítimas, um homem com cerca de 54 anos, acabou por falecer, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico do INEM.

O corpo foi posteriormente transportado pelos Bombeiros Voluntários de Faro para o Instituto de Medicina Legal de Faro.

Segundo o que foi possível apurar, o acidente ocorreu pelas 09h30, quando a embarcação de recreio, que navegava da ilha de Faro para a Ilha da Culatra, colidiu com a boia nº 13 do canal principal de Faro.

O Comando-local da Polícia Marítima de Faro tomou conta da ocorrência e irá efetuar diligências no sentido de apurar o que esteve na origem do acidente.

Câmara Municipal de Faro está de luto

Na sequência do acidente desta manhã na Ria Formosa, o município de Faro vem lamentar profundamente a perda de um dos seus colaboradores.

A embarcação de Apoio ao Centro Náutico navegava da ilha de Faro para a ilha da Culatra com o objetivo de realizar algumas intervenções indispensáveis à abertura da próxima época balnear, bem como a realização de algumas benfeitorias no parque desportivo da Escola Básica da Culatra.

A bordo seguiam também outros três colaboradores que, felizmente, não sofreram ferimentos de maior.

Atuando em permanente e estreita colaboração com as autoridades competentes, designadamente a Autoridade Marítima Nacional e INEM, a Câmara Municipal de Faro acompanhou as operações de resgate e salvamento e agradece o contributo de todos os envolvidos.

O município de Faro prestará todo o apoio à família do nosso colaborador neste momento tão difícil para todos, bem como a todos os colegas envolvidos no acidente.

Entretanto, por despacho do presidente da Câmara Municipal Rogério Bacalhau, a bandeira de Faro foi içada a meia haste no edifício dos Paços do Concelho. O município de Faro está de luto.