Bezaranha mostra como se faz uma tradicional «Couvada de Aljezur»

  • Print Icon

«Por Entre Saberes e Sabores Vicentinos», será a última brisa trazida pelos ventos do Bezaranha até Aljezur durante o ano de 2021.

O Facebook da Câmara Municipal de Aljezur será palco, na próxima quinta-feira, dia 30 de dezembro, às 18h00, de uma demostração de culinária pelas mãos de Maria Manuela Fragoso, que irá confecionar uma «Couvada de Aljezur», prato antigamente degustado nas mesas do concelho durante a quadra festiva.

Maria Manuela Fragoso é, segundo a autarquia, «uma cozinheira de mão cheia, que até hoje preserva os segredos da cozinha tradicional nas suas receitas culinárias».

A acompanhar a confeção da receita irá estar a artista Rita Melo, que presenteará a plateia digital com um reportório de canções populares intercaladas no tempo de confeção desta iguaria tradicional.

Para «uma experiência ainda mais imersiva», o município de Aljezur convida todos os que quiserem assistir a realizar em simultâneo a confeção da sua «Couvada de Aljezur», precisando para tal dos seguintes ingredientes (servindo quatro pessoas):

– um pernil/chambão aberto;
– um orelha com tromba;
– um barriga/ entremeada;
– um pé aberto ao meio;
– três ossos com carne;
– seis quilos de couve;
– Meio-quilo de batata-doce de Aljezur;

Esta iniciativa ficará disponível no YouTube para que possa ser vista a todo o momento.

O município de Aljezur é um dos beneficiários da candidatura que foi submetida ao programa CRESC ALGARVE 2020, e teve a aprovação de um financiamento elegível da autarquia de aproximadamente 44.000 euros, com uma taxa de cofinanciamento de 100 por cento.