Autora algarvia Ana Viegas lança crowdfunding para obra Infantojuvenil

  • Print Icon

Ana Viegas, escritora de Vila Real de Santo António, lançou no início deste mês, uma campanha de crowdfunding para financiar impressão de coleção de livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens.

A coleção de livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens foi escrita para crianças e jovens questionadores, conta com 15 volumes em formato físico (papel), digital (ebook) e áudio (áudio livro) com atividades de leitura e de escrita para os mais novos e conselhos para os cuidadores e educadores.

Idealmente para mentes questionadoras entre os 6 e os 10 anos, pode também ser lida desde bem mais cedo (havendo acompanhamento) ou até bem mais tarde (havendo curiosidade).

«Através das aventuras e evolução das personagens Belinha, do Zeca, do Carlos, da Helena, do Simão e do avô Gaspar, é proposta uma evolução ao próprio leitor, sendo-lhe colocadas questões pertinentes sobre temas tão variados como a aceitação, a colaboração, o respeito, a mentalidade de crescimento, as emoções ou os sonhos», explica autora.

Leitura aliada à saúde mental

A coleção de livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens promove a curiosidade, o questionamento e a autonomia, fomentando, simultaneamente, a saúde mental, em particular a inteligência emocional, de crianças e jovens.

O intuito é respeitar e incentivar o seu natural desenvolvimento, para que cresçam profundamente conhecedores de si próprios, com uma autoestima e autoconfiança inabaláveis (e não tenham de aprender a fazê-lo apenas em adultos).

Financiamento colaborativo

Uma campanha de crowdfunding mais não é do que um tipo de financiamento em que várias pessoas ajudam a financiar um projeto com o qual se identificam.

Para tal, fazem um donativo e recebem uma recompensa.

Neste caso, por exemplo, quem doar 5 euros recebe um postal com uma ilustração um mantra, mas se doar 200 euros já recebe a coleção completa com todos os recursos que a acompanham.

A leitura e a sociedade

A leitura tem inúmeras vantagens (aperfeiçoa a compreensão, desenvolve o léxico, melhora a ortografia, estimula a concentração por períodos mais longos, divulga a cultura geral, aumenta a criatividade) pelo que investir na leitura, e aqui também na saúde mental, é investir na constante evolução da sociedade, já que «os livros mudam as pessoas e as pessoas mudam o mundo».

Quem quiser apoiar este projeto, basta aceder ao website da campanha de crowdfunding aqui, escolher uma recompensa e fazer um donativo.

Faltam apenas 35 dias para tornar possível a impressão em papel reciclado de 1500 exemplares da coleção de livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens e, assim, fomentar a leitura e promover a saúde mental.

Ativo há poucos dias, o projeto já tem um financiamento de 23 por cento, tendo sido amplamente partilhado nas redes sociais por vários influenciadores na área da saúde mental, uma delas com mais de 40 mil seguidores, que convidou a autora para apresentar a coleção no seu podcast de sucesso.

Ana Viegas é escritora, tradutora, revisora e professora de português para estrangeiros, assumindo como sua missão tocar o coração dos seus leitores e fazer a diferença no mundo através da sua escrita. É a fundadora dos projetos anaviegas.pt, dirigido a escritores, e calonodedo.pt, dirigido a leitores