Assegurado o funcionamento do bloco de partos do Hospital de Portimão

  • Print Icon

Assegurado o funcionamento do bloco de partos do Hospital de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

A direção-executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), para garantir o cumprimento da operação «Nascer em Segurança no SNS», nos termos inicialmente planeados e divulgados, definiu um plano de contingência específico para o Bloco de Partos da Unidade Hospitalar de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), através da integração de especialistas e Internos de Formação Específica de várias instituições do SNS, desde o Hospital Senhora de Oliveira de Guimarães até ao Hospital Santa Maria.

O apoio dedicado dos médicos do SNS e o empenho acrescido dos profissionais de saúde do CHUA, permitirá manter uma resposta estruturada e consistente no Algarve, com a abertura ininterrupta do bloco de partos na Unidade Hospitalar de Faro e a manutenção da forma de funcionamento da Unidade Hospitalar de Portimão, com suspensão de atividade em fins de semana alternados, durante o período sazonal de verão, conforme consta do plano já apresentado.

O plano de contingência, que mitiga situações de risco para as grávidas ou crianças, bem como para a atividade dos profissionais, preservando os mais elevados critérios de segurança e qualidade, decorre de reuniões realizadas entre a DE-SNS, o CHUA – Conselho de Administração, Direção Clínica e de Enfermagem, direções dos Serviços de Ginecologia/ Obstetrícia e de Pediatria/ Neonatologia, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, e o INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.

A DE-SNS reconhece o elevado esforço dos profissionais e empenho de todas as partes envolvidas em assegurar a resposta em saúde, com qualidade e segurança, para os utentes e famílias.

A rede do SNS, num esforço de cooperação e entreajuda nacional, salvaguarda o acesso, a segurança e a qualidade da resposta, garantindo a confiança no SNS.

O INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica mantém o regime de prontidão, reforçando a resposta, de acordo com o plano de contingência estabelecido.

A Linha de Saúde SNS 24 manterá a resposta e prontidão, particularmente na região do Algarve, ao nível da triagem e da orientação dos utentes, em função das respostas estabelecidas.

Os Cuidados de Saúde Primários prestarão apoio na resposta aos utentes com doença aguda, mitigando o recurso ao serviço de urgência.

As limitações ao funcionamento do bloco de partos da Unidade Hospitalar de Portimão, tal como inicialmente previsto na operação «Nascer em Segurança no SNS», decorreram da incapacidade de assegurar recursos humanos médicos de pediatria, fruto de ausências por parentalidade e imponderáveis motivados por doença.