Apolinário, Botelho e Madeira representam o Algarve no governo

  • Print Icon

Três socialistas algarvios vão ser secretários de Estado do novo governo liderado por António Costa.

A deputada socialista Jamila Madeira faz parte do novo elenco governativo entregue hoje pelo primeiro-ministro António Costa ao Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Licenciada em Economia, vai assumir o cargo de secretária da Estado Adjunta da Saúde, substituindo Francisco Ramos.

Já o ex-autarca de Tavira e presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve Jorge Botelho ficará responsável pela pasta da Descentralização e da Administração Local.

José Apolinário, continua a liderar a Secretaria de Estado das Pescas, pasta que já ocupava na anterior legislatura.

Miguel Freitas deixa de ser secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural e é substituído por João Catarino, que foi secretário de Estado da Valorização do Interior no anterior governo.

Esta pasta passa ficar sob a tutela do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

Patrícia Gaspar, que foi a comandante operacional do combate ao grande incêndio de Monchique no ano passado é a nova secretária de Estado da Proteção Civil.

A antiga porta-voz da Proteção Civil e Comandante Nacional do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, vai agora assumir funções políticas.

Outro nome bastante aguardado pelos algarvios é Rita Marques, a nova secretária de Estado do Turismo. Substitui Ana Mendes Godinho que sobe a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Rita Marques, era CEO da Portugal Ventures desde 2018, sociedade de gestão de fundos capital de risco que nasceu em 2012 da fusão da AICEP Capital Global, InovCapital e Turismo Capital.

É licenciada e mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem desenvolvido diversos trabalhos de consultoria com entidades públicas e privadas na área da Inovação, Financiamento Público, Internacionalização e Investimento Direto Estrangeiro.

Mário Centeno, natural de Olhão, continua no cargo de Ministro de Estado e das Finanças

No total, o XXII governo constitucional tem 50 secretários de Estado (eram 44 na anterior legislatura). Entram 23 novos membros para o executivo, 23 mantêm-se e quatro mudam de pasta.