António Costa inaugurou Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

  • Print Icon

O primeiro-ministro António Costa, inaugurou ontem, 2 de março, o Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres.

O primeiro-ministro, inaugurou ontem, quinta-feira, dia 2 de março, o Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres, um espaço interativo e multimédia dedicado aos Descobrimentos portugueses e à figura do Infante D. Henrique e como se relacionam com Sagres e a Fortaleza.

Presente na cerimónia, a presidente da Câmara de Vila do Bispo, Rute Silva, aproveitou a ocasião para lembrar a António Costa, que a Vila de Sagres e o Cabo de São Vicente são um dos pontos mais visitados do país.

No entanto, as condições de acessibilidade e circulação não são as melhores, pelo que reforçou a importância do apoio do governo na urgente requalificação da Estrada Nacional 268, no troço que marca a entrada da Vila de Sagres, intervenção que contribuirá, determinantemente, para a melhoria da qualidade de vida da população e das condições de acolhimento de quem visita o município.

Rute Silva salientou também a importância deste equipamento, Centro Expositivo, para o município que conjuntamente com o Museu Municipal de Vila do Bispo – o Celeiro da História, constituirão autênticos fóruns de cultura assentes em genuínas narrativas museológicas, que contribuirão para a diversificar a oferta sociocultural e turística do concelho.

O primeiro-ministro António Costa, inaugurou ontem, 2 de março, o Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres.

Por fim, a autarca manifestou a sua disponibilidade em colaborar numa estratégia comum, com vista à potencialização integrada e à promoção estruturada da oferta cultural do concelho de Vila do Bispo.

Nesse sentido, desafiou a Direção Regional de Cultura do Algarve, para o estabelecimento de um protocolo de cooperação institucional no âmbito da museologia e da rede de museus e centros de interpretação locais. Além do primeiro-ministro, a inauguração contou com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes, entre outras entidades políticas e civis.