André Gomes entrega hoje candidatura à presidência da RTA

  • Print Icon

André Gomes formaliza hoje a entrega da candidatura à presidência da Região de Turismo do Algarve (RTA).

A entrega formal da candidatura com que André Gomes concorre às eleições da Região de Turismo do Algarve (RTA) ocorreu nesta sexta-feira, na sede da RTA, em Faro, com todos os candidatos presentes, às 9h00.

O projeto desta candidatura regista o apoio e subscrição de 25 das 33 entidades com direito de voto, uma esmagadora maioria que supera largamente o mínimo exigível de um terço da base eleitoral, assim como demonstradora da união dos agentes do sector, público e privado, do turismo no Algarve em torno da estratégia apresentada para os próximos cinco anos.

Na lista de subscritores reúnem-se mais de dois terços dos municípios da região do Algarve: Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

A estes 13 municípios, junta-se o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), subscrevendo ainda a candidatura 11 associações representativas do sector privado do turismo na região:

  • Associação de Empresas de Animação Turística do Algarve (Algarve Anima);
  • Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL);
  • Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA);
  • Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA);
  • Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA);
  • Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE);
  • Associação Nacional dos Locadores de Veículos (ARAC);
  • Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT);
  • Associação Portuguesa de Casinos (APC);
  • Associação Portuguesa de Portos de Recreio (APPR);
  • Algarve Golf;
  • Associação Regional de Golfe do Sul.

No total são 25 das 33 entidades votantes. Aquando do anúncio da sua candidatura, André Gomes, atual diretor do Núcleo de Promoção, Animação e Informação Turística da RTA, colocou entre as suas prioridades para o mandato de cinco anos a viabilidade financeira desta entidade, afetada pela retenção de verbas a nível do Estado central, designadamente por intermédio de cativações.

Defende ainda a diversificação das fontes de receita, melhoria da qualidade dos serviços, defesa da valorização do Turismo na região e o reforço da sustentabilidade ambiental e social do sector, designadamente através de apoios à formação e qualificação dos trabalhadores no Algarve.

Na equipa com que se candidata a presidente da RTA, André Gomes conta com o empresário Renato Pereira (Júpiter Hotel Group) enquanto mandatário, bem como com quadros com provas dadas na instituição e ainda um outro nome de relevo na região, Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto Internacional de Faro, Aeroporto Gago Coutinho.

Para a Mesa da Assembleia Geral, Hélder Martins (Presidente da AHETA) recandidata-se a novo mandato de Presidente e Isolete Correia (Associação Portuguesa de Portos de Recreio) propõe-se prosseguir o trabalho feito enquanto Secretária da Mesa da Assembleia Geral.

Para a Comissão Executiva, apresenta-se, para de Alberto Mota Borges, Fátima Catarina, atual Vice-Presidente da RTA e candidata a novo mandato.

As eleições decorrerão no próximo dia 13 de junho.