O Hotel Alísios recebeu as empresas de Albufeira que receberam o selo de qualidade PME Líder e PME Excelência.
Em clima de grande satisfação, decorreu no Hotel Alísios, a sétima edição da Cerimónia de Distinção das PME Líder e PME Excelência, relativa ao ano económico de 2021, na quarta-feira, dia 17 de maio.
Um ato concebido pelo município de Albufeira que visa enaltecer a excelência empresarial e motivar as pequenas e médias empresas do concelho.
Ao todo, foram distinguidas 90 empresas, estando presentes 53 representantes das mesmas. Refira-se que dessas 90 empresas, 36 classificaram-se como PME Excelência.
Trata-se de um selo de qualidade atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal às empresas que mais contribuíram para a competitividade e para o desenvolvimento da economia nacional.
A cerimónia começou com uma homenagem a José Gomes Leandro, proprietário do local onde decorreu a cerimónia, conhecido como um decano do Turismo em Albufeira, sendo um dos primeiros empresários do país a apostar na modernização e eficácia energética. Com uma intensa atividade empresarial ligada à hotelaria e um vasto currículo na área turística e associativa, José Carlos Rolo fez questão de completar o seu perfil.
«José Leandro espalha humanismo, cultiva a amizade e pratica a dedicação a Albufeira», disse o autarca.
Emocionado com a homenagem que o município lhe prestou (refira-se que já anteriormente lhe tinha sido entregue pelo município a insígnia de Medalha de Grau Ouro), o empresário albufeirense projeta agora para Paderne um empreendimento turístico de 5 estrelas a partir da ideia da sustentabilidade, com base nos recursos da Natureza, designado Hotel Vale do Tempo.
«Tudo o que aconteceu até agora, teve uma razão de existir. Tudo quanto eu fiz, partiu sempre de um pensar nos outros, relegando-me sempre para o final», referiu o empresário, sem deixar de fazer referência ao seu novo projeto: «Resta-me cumprir ainda apenas um sonho, o do Hotel Vale do Tempo, um hotel rural para homenagear os meus antepassados». O futuro hotel localiza-se em Vale de Pegas, inserindo-se no barrocal algarvio, marcado pela ruralidade e pela baixa densidade populacional.
O vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Empreendedorismo, Cristiano Cabrita não poupou as palavras para expressar o «orgulho» nas empresas que demonstraram «um bom desempenho» no ano de 2021.
«Serve esta cerimónia para reconhecer a excelência do vosso desempenho para que em uníssono possamos fazer de Albufeira o melhor sítio do mundo para viver, bem como o melhor destino turístico. Sintam por esta autarquia, o mesmo carinho que a Autarquia sente pelo vosso trabalho», disse aquele responsável.
Carlos Abade, membro do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, salientou que este selo de qualidade é extensivo aos cerca de 1500 trabalhadores que se empenham nestas empresas e lembrou que «o desafio da inovação continua» e que «todos temos que fazer mais e melhor, e diferente, atentos ao mercado da sustentabilidade» e da «eficiência».
Salientou ainda que o presente prémio que se atribui às PME «vai ter que evoluir. Temos que associar a sustentabilidade, os desafios sociais, aquilo que é feito pelo meio ambiente e pelo meio social».
Por parte do IAPMEI, o vogal do Conselho Diretivo, Nuno Gonçalves, lembrou que, referindo-se estas distinções a um período difícil da economia, estão «também a premiar a capacidade de resiliência das nossas empresas». Apontou o reforço de laços entre IAPMEI e Turismo de Portugal e terminou a sua intervenção dizendo, «contem connosco».
José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve frisou a importância da «economia de proximidade» e expressou algumas das ideias que estarão na base dos próximos apoios no âmbito do Plano 20-30 de recuperação económica de Portugal, estão destinados 250 milhões de euros às empresas à região.
«As micro e médias empresas têm que ser o motor deste Plano 20-30. Irá haver novas exigências, nomeadamente quanto à diversificação, transição climática e digital no Turismo». Este responsável não duvida de que «os turistas do futuro vão fazer as suas escolhas com base na sustentabilidade».
José Carlos Rolo encerrou o momento do uso da palavra, demostrando o grande seu apreço pelas empresas do concelho e lembrando que «as empresas de turismo não seriam o que são se não houvesse outras empresas de outras áreas, a sustentar todos os serviços que prestam», pelo que urge à economia de Albufeira também evoluir para outros sectores.
O autarca salientou a importância das agências bancárias em todo este processo de atribuição de distinções, e lembrou as dificuldades passadas aquando da pandemia, bem como as presentes, decorrentes de atual guerra na Europa.
«O problema da mão de obra, a escassez da água e as alterações de clima», estão na mira das preocupações que são de todos. De resto, demostrou a sua grande satisfação pelo facto desta edição bater o recorde de empresas premiadas. «Obrigada pelo bem que fazem», concluiu.
Das empresas distinguidas, 50 por cento (45 empresas) são relativas a «Alojamento, restauração e similares», 18 por cento (16 empresas) são da área de «Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos» e 11 por cento (10 empresas) são relativas à atividade da «Construção».
De referir que, a próxima ação de promoção de Albufeira já está agendada para o final do mês de maio, no Reino Unido, nomeadamente nas cidades de Londres e Manchester.