AHETA debate Desafios de Sustentabilidade para o Turismo e Hotelaria

  • Print Icon

A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) debate os Desafios de Sustentabilidade para o Turismo e Hotelaria, dia 6 de junho.

Dando seguimento a uma política de parcerias, implementada pela nova direção da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), terá lugar no próximo dia 6 de junho, a cerimónia de assinatura de um acordo de parceria com o ISQ, Centro de Interface Tecnológico nacional, que disponibiliza ao mercado serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios, I&D e Inovação em diferentes sectores de actividade, que vão da aeronáutica, à energia, life sciences até ao ambiente e sustentabilidade.

Este acordo, tem vários objetivos, destacando-se a área da capacitação e competências.

Será preparado um plano de formação disponível a todos os colaboradores das empresas algarvias, com vista à melhoria das suas competências. Aos associados da AHETA serão proporcionadas condições especiais de acessibilidade.

«O que a direção da AHETA pretende é dar acesso alargado a esta formação, podendo todos os interessados participar», refere Hélder Martins, presidente da Associação.

Pedro Matias, presidente do ISQ destaca «como sabemos, a economia da região do Algarve está muito suportada no Turismo e por isso tem cada vez mais de subir na cadeia de valor para ser competitiva e prestar um serviço de alta qualidade a todos os níveis. É por isso da maior importância a aposta na qualificação e capacitação de todos os colaboradores do sector do turismo de forma a corresponder a essa necessidade absoluta. É por isso de saudar esta visão estratégica da nova direção da AHETA, na pessoa do Hélder Martins e de toda a nova direção, que percebeu desde o início que o caminho não pode ser outro».

O ISQ tem, há longos anos, competências específicas na área da capacitação e formação através do trabalho feito pela ISQ ACADEMY, pelo que este protocolo formaliza e operacionaliza esta visão estratégica da AHETA e permite ao sector dispor de um produto de valor acrescentado para o seu negócio.

Em simultâneo com a assinatura do protocolo, foi preparada uma conferência, subordinada ao tema greening tourism que abordará o tema da sustentabilidade no turismo, um dos fatores mais importantes no momento e que pretende a sensibilização e adaptação de todos os players do sector para as questões estratégicas, nesta área.

Pela especificidade deste evento e dos temas em debate, os interssados devem confirmar a presença por email (aheta@aheta.pt).

Associa-se a este programa a empresa Quinta do Barranco Longo, que proporcionará no final do mesmo e durante um momento de convívio e networking a prova, comentada, de alguns vinhos de elevada qualidade por si produzidos no Algarve.