Agrupamento Manuel Teixeira Gomes confirma caso de Coronavírus

  • Print Icon

A direção do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes acaba de confirmar um caso de Coronavírus em Portimão, em comunicado. É o primeiro conhecido no Algarve à data.

Uma aluna da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, esteve em Itália, na semana da interrupção do Carnaval.

Ao retornar, contactou a Linha Saúde 24, que lhe deu instruções para monitorizar a sua situação clinica e cumprir algumas regras sociais e de higiene pessoal, mas que podia fazer a sua vida normal.

Assim, retomou à escola no dia 27 de fevereiro e foi diariamente acompanhada pela equipa da SNS24.

Hoje, domingo, dia 8 de março, foi-lhe diagnosticado o virus Covid-19.

Face a esta situação, foi determinado pelas Autoridades de Saúde que a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes será encerrada e que os alunos que estiveram em contacto direto com a aluna irão ser contactados e poderão ficar em isolamento
social durante 14 dias, nas suas residências.

Também os professores e os assistentes operacionais que estiveram em contacto com esta aluna poderão ficar em situação de isolamento, devidamente justificado.

Para isso deverão contactar a Unidade de Saúde Pública de Portimão.

Toda a comunidade educativa que possa ter tido contacto com a aluna deve ter particular atenção ao aparecimento de sinais e sintomas de infeção respiratória aguda, como febre, tosse ou dificuldade respiratória.

Este é primeiro caso de coronavírus no Algarve está confirmado. Trata-se de uma jovem de 16 anos, que estuda na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Ao que se sabe, a mãe já estará em Lisboa com a filha. O contagio da jovem aconteceu em Itália, na altura das férias do carnaval, e a mãe também pode ter sido contagiada.

O número de infetados em Portugal com Covid-19 subiu este domingo para 30, com a confirmação de nove novos casos hoje.

A situação epidemiológica do COVID-19 em Portugal pode ser acompanhada aqui.