Triatlo de Quarteira regressa e integra Campeonato Mundial de Juniores

  • Print Icon

Após um ano marcado pela pandemia e pelo cancelamento da maioria dos eventos desportivos, Quarteira volta a receber, nos dias 6 e 7 de novembro, mais uma edição do Triatlo Internacional de Quarteira «Prof. Carlos Gravata», este ano com uma novidade: a integração do Campeonato do Mundo de Juniores no evento.

Desde o ano de 2009 que o Triatlo Internacional de Quarteira se insere na Taça da Europa de Elites e Juniores e na Taça de Portugal, mas na edição de 2021 irá receber ainda o Campeonato do Mundo de Juniores de Triatlo, prova que estava inicialmente marcada para as Bermudas.

«Queríamos agradecer à Federação Portuguesa de Triatlo, ao comité de organização local e à Federação Europeia pela sua vontade de juntar os Mundiais de Juniores ao programa de Quarteira. Como os juniores já haviam perdido os seus Campeonatos Mundiais no ano passado devido à pandemia, foi muito importante para nós dar-lhes a oportunidade para competirem este ano», disse a presidente da Federação Internacional, Marisol Casado.

Já o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, destaca o regresso da prova depois de um interregno forçado devido à pandemia. «É com enorme alegria que Quarteira volta a acolher esta prova que já faz parte do calendário de eventos da cidade e constitui um momento do ano importante para o tecido económico local, sobretudo hotelaria, comércio e restauração. Este ano temos mais uma boa razão para estarmos satisfeitos já que vamos ter aqui a nata mundial da modalidade no escalão de juniores».

Recorde-se que este Triatlo, cuja primeira edição aconteceu em 2002, presta homenagem ao principal promotor da prova, o professor Carlos Gravata, grande mentor, organizador e impulsionador da competição.

Dado o prestígio dos atletas que participam, a prova atrai muito público nacional e internacional, sobretudo os adeptos desta modalidade que aproveitam as condições turísticas da cidade para acompanhar as equipas e atletas.

Considerado pelos especialistas como uma das melhores organizações mundiais da modalidade, o Triatlo de Quarteira esteve, em 2019, indicado para o prémio «Prova do Ano», pela European Triathlon Union e, nesse mesmo ano, a Câmara Municipal de Loulé foi distinguida pela Federação de Triatlo de Portugal como «Organizador do Ano», durante a Gala «Fé no Triatlo».