Torneio de futebol sub-16 da UEFA traz «olheiros» da Europa a VRSA

  • Print Icon

Jogos têm entrada gratuita sujeita a determinadas condições sanitárias.

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António (VRSA) recebe, entre os dias 1 e 15 de fevereiro de 2022, o Torneio de Desenvolvimento de Futebol UEFA sub-16 nos escalões feminino e masculino.

A competição decorre em formato de torneio triangular e junta as seleções de Portugal, Alemanha e Inglaterra. É organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, contando com a colaboração da Câmara Municipal de VRSA, da Associação de Futebol do Algarve e da Algarve Football Tours.

Tendo em consideração a qualidade do futebol praticado, a prova irá atrair, até Vila Real de Santo António, dezenas de scouts (ou, na gíria, «olheiros») dos principais clubes europeus, o que poderá significar, para os jovens jogadores, a possibilidade de, num futuro próximo, virem a integrar os plantéis dos «grandes» do futebol.

O torneio de femininos decorre nos dias 1, 4 e 7 de fevereiro, enquanto o de masculinos tem lugar a 9, 12 e 15 de fevereiro.

Todas as equipas participantes vão estagiar no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António entre os dias 29 de janeiro e 15 de fevereiro, onde, além dos jogos, efetuam-se treinos diários.

Durante este período, todos os jogadores, equipa técnica e staff ficarão alojados nas unidades hoteleiras do concelho, «incentivando, desta forma, o turismo e a economia local», garante a autarquia.

A entrada nos jogos é livre, mas está condicionada à apresentação de teste negativo à COVID-19 (antigénio ou PCR) ou certificado válido. As portas abrem às 14h00, sendo obrigatório o uso de máscara durante todo o evento.

Segundo o município, «estas seleções elegeram o Complexo Desportivo de VRSA novamente, sinal do reconhecimento da qualidade e projeção deste equipamento que tem atraído provas de interesse mediático, dezenas de estágios de seleções nacionais e internacionais e está acreditado como Centro de Alto Rendimento».