Tavira lança plano de atividade física para colocar «Todos em Movimento»

  • Print Icon

Plano de atividade física abrange toda a população e níveis físicos do concelho.

O município de Tavira celebrou uma parceria com a Casa do Povo de Santo Estêvão, o Clube de Vela de Tavira, o Tavira Natação Clube, o Clube Bike Team Tavira e a RIA – Aqua Clube Tavira, tendo em vista a implementação do Plano de Promoção da Atividade Física do concelho – Todos em Movimento (PPAF – TM), através de quadros técnicos na área da educação física e desporto.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia COVID-19, o plano decorrerá até julho deste ano, embora com a ausência de alguns projetos devido às condicionantes ainda existentes.

Esta valência visa dar resposta às orientações firmadas na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar. De forma a coordenar todos os projetos e fazer o aconselhamento e encaminhamento da população, existe o Gabinete Municipal de Promoção da Atividade Física do Concelho, a funcionar no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho.

Os projetos, gratuitos e diversificados, abrangem públicos com faixas etárias distintas, designadamente: «Crescer em Movimento», para crianças e jovens, desde o pré-escolar até aos 18 anos. Este integra o projeto «Infantários em Movimento», nas instalações dos estabelecimentos escolares e destinado a crianças entre os três e os cinco anos; «Põe-te a Mexer», destinado a adultos dos 18 aos 55 anos. Inclui os projetos Gimnasticando (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e aeróbica, nas freguesias, para adultos até aos 54 anos) e XutosN’Bola (grupos informais de futsal e utilizadores das instalações desportivas municipais); «Viva +», para adultos com mais de 55 anos. Inclui o ActiveSenior (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e hidroginástica); e «Atividade Física e Saúde», destinado a populações especiais com necessidades na área da saúde. Agrega o projeto «Atividade Física Adaptada», que incide sobre cidadãos portadores de algum tipo de deficiência e é desenvolvido em colaboração com a Fundação Irene Rolo, passando pela prática de atividades aquáticas e expressão físico-motora, e «Desportiv@mente», direcionado para os utentes de entidades como o GATO, CAIC e Porta Amiga.

Os projetos «Todos a Caminhar» e «Tavira ConVid’a Pedalar» são transversais a todos os programas. O primeiro consiste em marchas e corridas e abrange todas as freguesias tal como o segundo, que inclui passeios guiados em bicicleta.

O município, «ao dinamizar este Plano, tem o objetivo de, juntamente com as diferentes entidades parceiras, baixar os níveis de inatividade física em todo o ciclo de vida, proporcionando uma oferta desportiva diversificada e gratuita».