A IV edição do Trail Serra de Monchique vai realizar-se no domingo, dia 22 de outubro, depois do cancelamento em maio último.
A IV edição do Trail Serra de Monchique vai realizar-se no domingo, dia 22 de outubro, depois do cancelamento no mês de maio, devido ao risco máximo de incêndio.
A prova tem inscritos os 500 atletas que são autorizados pelas entidades que gerem o território, nomeadamente o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que impõem muitas condicionantes a nível de percursos.
«Esta nova data traz um novo paradigma porque teríamos mais de 600 aletas nos trilhos da Serra de Monchique, mas os impedimentos legais não permitem», diz o Clube Desportivo e Cultural da Nave, entidade organizadora do evento.
Os inscritos vão percorrer os trilhos entre a Vila de Monchique, Picota, Caldas de Monchique, Fóia, Barranco dos Pisões, distribuídos pelas três distâncias: o Ultra-veredas de Monchique de 45 km 2500m D+ integrado no Circuito Nacional de Trail Ultra da ATRP Série 150; o Trail dos dois Cumes com 26 km, 1500m D+ que integra o Circuito Nacional de Trail da ATRP Série 100, que conta para o Circuito de Trail Longo do Algarve (AAALG) e para a Taça Alengarve; e o Trail Caldas-Picota 17 km 1000m D+ que integra o circuito nacional de Trail Sprint e Circuito jovem da ATRP série 100 e Taça Alengarve.

A prova Ultra-veredas tem início pelas 08h00, no Largo de São Sebastião, seguindo-se as restantes duas, com 30 minutos de diferença.
Durante o percurso vão existir vários pontos de abastecimento para os participantes.
Todas as provas terminam no recinto da Escola Básica Manuel do Nascimento, onde vai haver comes e bebes e se realiza a entrega de prémios da prova e da Taça Alengarve, sendo que o Trail Serra de Monchique é a última prova.
A prova tem como patrocinador o Hospital Particular de Alvor e conta com o apoio do Município de Monchique, Junta de Freguesia de Monchique, Tailwind, Intermarché de Monchique, Águas de Monchique e Crédito Agrícola.
Este ano e nesta nova data, «juntamo-nos à Fundação António Aleixo no seu mais recente projeto Famílias de acolhimento para crianças, de forma a poder proporcionar um ambiente familiar saudável a crianças que muito dele necessitam», diz a organização.
O evento enquadra-se na estratégia de desenvolvimento da modalidade emergente do Clube Desportivo e Cultural da Nave que é a Corrida em Trilhos, vulgo Trail Running, procurando afirmar-se no concelho como local de excelência para a sua prática.