Prova «Lagos Bike Aventura» vai desafiar atletas de BTT durante três dias

  • Print Icon

Entre 14 e 16 de abril, a prova «Lagos Bike Aventura» irá proporcionar emoções pelos melhores trilhos de BTT e paisagens do concelho.

Uma prova inédita na zona do Barlavento Algarvio, no âmbito do Programa Nacional de Ciclismo para Todos, da Federação Portuguesa de Ciclismo, aberta a atletas federados e não federados, conta com o dinamismo e organização dos clubes locais adeptos desta modalidade: o Grupo Popular das Portelas e a Associação dos Amigos de Almádena, com o apoio da Câmara Municipal de Lagos e da Associação de Ciclismo do Algarve, Junta de Freguesia de S. Gonçalo de Lagos, União de Freguesias de Bensafrim e Barão de S. João e Junta de Freguesia da Luz.

A organização pretende que a «Lagos Bike Aventura», agendada para os dias 14 e 16 de abril, seja uma prova de qualidade e não de quantidade, com um limite de participação de 250 atletas, aberta a todos os participantes, com idade igual ou superior a 18 anos, a solo ou em duplas, para os escalões open, masters e grand masters, realizada com orientação de GPS, num total de 161,70 quilómetros (km), ao longo dos três dias.

A prova será constituída por três etapas. O «Prólogo» no primeiro dia, com partida e chegada marcada no antigo Cais da Solaria/Jardim da Constituição, irá desenvolver-se pela zona histórica da cidade de Lagos, com 4,2 km de extensão.

No segundo dia, a partida e chegada será no Estádio Municipal de Lagos, percorrendo várias freguesias do concelho, junto ao interior, com as paisagens únicas de serra e da Mata Nacional de Barão de São João, e passando pelos municípios de Monchique, Aljezur e Vila do Bispo, num total de 83 km de extensão.

Para o último dia, o seu trajeto irá desenvolver-se ao longo da freguesia da Luz, junto ao mar e à falésia, seguindo pelo interior, passando pela encantadora Aldeia da Pedralva, no município da Vila do Bispo, e entrando novamente no município de Lagos por trilhos do Centro Cyclin’Lagos, com 74,5 km de extensão.

Esta prova pretende atrair adeptos desta modalidade no país e além-fronteiras, dando a conhecer aos participantes o que de melhor possui a cidade e o concelho de Lagos, sob o ponto de vista turístico, com a sua gastronomia e alojamentos de excelência, sendo parceiros desta prova os Hotéis Vila Galé, Tivoli Lagos, Marina Rio e os alojamentos da messe Militar de Lagos.

As inscrições encontram-se abertas até dia 31 de março, com um custo de 60 euros por atleta, aqui.

Entre 14 e 16 de abril, a prova «Lagos Bike Aventura» irá proporcionar emoções pelos melhores trilhos de BTT e paisagens do concelho.

De ano para ano a Câmara Municipal de Lagos tem vindo a consolidar estratégias que visam desenvolver e incentivar esta área, como através da construção de uma infraestrutura de lazer – o Centro de BTT de Lagos.

Tem mais de 300 km de extensão em plena Mata de Barão de São João, com nove percursos de diferentes extensões e dificuldades.

O Centro Cyclin’Lagos, alinhado com os Centros Cyclin’Portugal, homologados pela Federação Portuguesa de Ciclismo, também está vocacionado para a oferta do uso da bicicleta às crianças e jovens, através do Projeto «Pé no Pedal», destinado aos alunos do Pré-Escolar, 1.º ciclo do EB e do 2.º e 3.º ciclos, com a oferta de kits de bicicletas e capacetes para o seu uso em contexto escolar.

O objetivo é desenvolver as capacidades motoras e sobretudo estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, maximizando o potencial do uso da bicicleta entre os mais novos.

A aposta em diversos eventos da modalidade, como é o caso das Taças do Algarve de XCM/BTT, já realizadas, em plena Mata de Barão de S. João, por trilhos do Centro Cyclin’Lagos, com o apoio de grupos locais, e o desenvolvimento de outras iniciativas de relevância para o concelho, como é o caso desta prova «Lagos Bike Aventura».