«Liga Futebol pela Inclusão» é um dos três projetos vencedores da segunda edição da iniciativa criada em 2018 pela área de Responsabilidade Social da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no âmbito do programa da UEFA HatTrick FSR.
O objetivo é apoiar projetos que considerem a prática do futebol um veículo promotor para o combate à discriminação e à promoção da integração social de crianças, jovens, adultos e pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência.
Desenvolvido pela Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve (APEXA), a Liga Futebol pela Inclusão visa promover a inclusão e a igualdade de oportunidades de pessoas com deficiência no desporto, através da participação dos seus utentes e colaboradores na prática de futebol adaptado.
A FPF, a Associação de Futebol do Algarve, o Instituto Nacional para a Reabilitação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. são os parceiros institucionais da iniciativa, que conta com o apoio do CF «Os Armacenenses», do Guia FC, do Imortal DC, e do GD Lagoa.
A administradora do Grupo Impresa e presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George, a Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e fundadora da Corações Com Coroa, Catarina Furtado, o Vice-Presidente da FPF, Humberto Coelho e a diretora para o futebol feminino da FPF, Mónica Jorge, formaram o painel de jurados que avaliaram as candidaturas apresentadas ao Prémio Futebol Para Todos.
A terceira edição do Prémio Futebol Para Todos já está confirmada e terá início em janeiro de 2020.