Lagoa recebeu 27 clubes e 212 atletas no arranque do Campeonato Nacional de Mar. Atletas algarvios conquistaram cinco pódios no último fim de semana.
O Kayak Clube Castores do Arade (KCCA), o município de Lagoa e a Federação Portuguesa de Canoagem organizaram em tempo recorde a primeira etapa do Campeonato Nacional de Mar que, inicialmente estava programada para o município de Odemira e que à última hora não teve autorização das autoridades por causa no estado de Emergência em vigor no concelho alentejano.
Apesar do pouco tempo de preparação a organização esteve ao nível habitual, com 27 clubes inscritos e 212 atletas, recorde de participações num campeonato nacional de mar, demonstrado a dinâmica desta vertente da canoagem.
A prova teve um percurso de 19 quilómetros (Km) com início na Pedra dos Caneiros, Praia do Carvoeiro e final na Praia da Angrinha.
O Algarve esteve presente com quatro clubes, que obtiveram as seguintes classificações: Kayak Clube Castores do Arade (8º lugar), Clube Naval de Portimão (10º lugar), Grupo Naval de Olhão (14º lugar) e Grupo Desportivo de Alcoutim (19º lugar).
Os atletas algarvios conseguiram cinco pódios, pelos Castores dupla Rui Marques/Gilberto Lopes venceram o escalão de Veteranos A, a dupla Sérgio Carapinha/Sérgio Tavares obtiveram o segundo lugar nos Veteranos B e Bruno Rafael conseguiu o 3º lugar no SS1 sénior.
Os atletas do Ginásio Naval de Olhão, Caio Mathias venceu na OC1 e Vitor Aleluia conquistou o 3º lugar no SS1 Veterano B.
Alguns atletas do KCCA, apesar de não ser a sua especialidade, participaram na prova com o empenho habitual.
Foram Inês Luís, Ruben Luís, Diogo Araújo, Miguel Costa, Bruno Silva, Tomás Vasconcelos, Rodrigo Gonçalves, João Bartolomeu, Bernardo Verdades, Artur Pereira, Iago Bebiano e Wagner Santos.