COVID-19: Futebol profissional volta com público nos estádios

  • Print Icon

Farense e Portimonense poderão ter os seus estádios com uma lotação de 33 por cento.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou hoje que competições profissionais vão começar as provas com a possibilidade de 33 por cento de lotação dos estádios, depois de reuniões com o Governo e a Direção-Geral de Saúde (DGS).

«No seguimento das reuniões levadas a cabo nas últimas semanas com o Governo e a DGS foi hoje definida a norma que será aplicada ao regresso do público aos estádios. Depois de uma luta da direção da Liga e das sociedades desportivas, é com enorme satisfação que vemos concretizada a reivindicação da Liga Portugal e das suas associadas de ter os adeptos de regresso aos estádios», refere o organismo, em comunicado.

A Liga de Clubes, liderada por Pedro Proença, explica que, em breve, a DGS vai publicar «todas as regras e condições de acesso do público aos estádios» acordadas, que passam por um arranque das competições profissionais com «a possibilidade de 33% de lotação dos recintos».

«Os titulares de ingresso devem apresentar certificado digital COVID-19 que comprove vacinação completa, teste negativo nas 48 horas anteriores ou verificação de cura até 180 dias. Todas as infraestruturas desportivas deverão cumprir o plano de contingência já definido para a época 2020-21 para cada um dos estádios das competições profissionais», salienta.

A LPFP refere ainda que limites de lotação e condições de acesso «serão reavaliados ao longo da época, em função da evolução epidemiológica do país e da progressão do processo de vacinação e consequente alcance da imunidade de grupo».