Campeonato Nacional de Skate LPS 2023 começa em Portimão

  • Print Icon

A zona ribeirinha de Portimão vai ser palco do arranque da Liga Pro Skate 2023, cuja primeira etapa decorrerá entre 14 e 16 de abril.

A zona ribeirinha de Portimão vai ser palco do arranque da Liga Pro Skate 2023, cuja primeira etapa decorrerá entre 14 e 16 de abril, reunindo na cidade mais de 150 atletas de nível nacional e internacional, para disputarem as categorias amadora e profissional.

Nesta etapa inicial estará em destaque a especialidade Street, para maiores de 30 anos, decorrendo em paralelo a 1ª etapa do campeonato nacional por escalões, que define os campeões nacionais nas categorias escolar, sub 11, sub 13, sub 15, sub 17 e sub 19 masculinos e sub 13 e sub 17 femininos.

A Liga Pro Skate 2023, composta por quatro etapas e uma finalíssima, vai definir os melhores do país por escalão etário, servindo igualmente para selecionar os atletas que representarão Portugal no processo de apuramento para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

A zona ribeirinha de Portimão vai ser palco do arranque da Liga Pro Skate 2023, cuja primeira etapa decorrerá entre 14 e 16 de abril.

«Esta festa do skate premiará o esforço e dedicação dos nossos atletas, que nos últimos anos têm contribuído para a evolução da modalidade, o que confirma estarmos no bom caminho relativamente ao próximo projeto olímpico, fundamental para o posicionamento de Portugal no ranking mundial», considera o arquiteto Paulo Ribeiro, coordenador nacional do comité técnico de skate da Federação de Patinagem de Portugal (FPP) e projetista do recentemente inaugurado Skate Parque da Casa das Artes, recinto com cerca de 800 metros quadrados (m2) que dispõe de todas as condições para a prática de outras disciplinas radicais, tanto na vertente lúdica como de aprendizagem.

O novo equipamento municipal veio reforçar a oferta desportiva na cidade, onde exercem atividade regular nesta vertente o Clube Bicross de Portimão, o Portimão Surf Clube e o SK8500 Skate Clube de Portimão, estando prevista para o Parque da Juventude a criação de um completo espaço radical.

A pensar nesta realidade, entre 17 e 21 de abril a organização da LPS 2023 levará a seis escolas do 1º e 2º ciclo do concelho o projeto «Skool Tour by Hot Wheels», visando dinamizar o skate enquanto desporto saudável, ao mesmo tempo que envolve a comunidade escolar e as associações locais.

A etapa portimonense da LPS 2023, de entrada livre, é uma organização conjunta da FPP e do município de Portimão, contando com os apoios da Associação de Patinagem do Alentejo e Algarve, do Instituto Português da Juventude (IPDJ) e da World Skate.