Algarvio João Virgínia estreou-se na Premier League

  • Print Icon

Guarda-redes algarvio João Virgínia, de 21 anos, estreou-se no sábado, dia 13 de março, na Premier League, principal campeonato do futebol inglês, ao serviço do Everton.

O keeper português entrou em campo ao minuto 43, assumindo o lugar do lesionado Jordan Pickford, internacional inglês.

Em declarações ao barlavento, Virgínia confessou «um sentimento muito bom» pela estreia, que «correu bem. O único senão foi o resultado, mas senti-me bem e não sofri golos».

O Everton, equipa de João Virgínia perdeu por 1-2, resultado que já se verificava aquando a sua entrada, tendo o jovem guardião evitado que o Burnley aumentasse a vantagem ao longo da segunda parte.

A exibição, de resto, mereceu elogios dos adeptos Toffees, e o algarvio confirma que «sempre me apoiaram, mesmo quando estive nos sub-23. Tiveram atenção ao que estava a fazer e, agora, é muito bom saber que eles acham que estive bem».

Para o futuro, o objetivo de João Virgínia passa por «continuar a jogar. Tenho treinado bem, e sinto-me bem».

Mas, de preferência, com o fervor das bancadas cheias, tão características do futebol inglês: «jogar sem público torna mais fácil a comunicação com os colegas, mas tira muita emoção ao jogo. Temos esperança que, na próxima época, a situação mude», afirma o jovem jogador.

João Virgínia começou o seu percurso futebolístico no Futebol Clube de Ferreiras, tendo saído ainda muito jovem para a formação do Sport Lisboa e Benfica.

A sua ida para Inglaterra deu-se em 2015, por intermédio do Arsenal (Londres), onde o algarvio completou a sua formação, rumando depois, em 2018, ao Everton, clube da cidade de Liverpool.

Emigrado desde cedo, o atleta admite que «já faz algum tempo desde que fui ao Algarve. Geralmente vou a Portugal para jogar pela seleção. Nas últimas férias, o clube desaconselhou a viagem ao país [devido à pandemia COVID-19]. Mas é assim, faz parte da carreira», rematou.