Vila Real de Santo António não quer veraneantes aborrecidos. Por isso, a Câmara Municipal, a empresa municipal SGU, juntas de freguesia do concelho e associações locais uniram-se para criar a programação do «Verão VRSA 2016», que integra uma centena de propostas para todos os gostos.
A Feira do Livro de Monte Gordo e as mostras de artesanato de Vila Real de Santo António, Monte Gordo e Manta Rota são as ações que abrem a programação, esta semana.
Na próxima semana, entre 14 e 17 de julho, a magia das «Noites d’Encanto» irá regressar a Cacela Velha com mercados (souk), salões de chá, exposições, conversas, dança e música, que recriam o ambiente vivido durante a época do antigo al-Andalus.
Como é habitual também a sétima arte estará em destaque com o ciclo «Sob as estrelas em Cacela Velha», nos dias 30 de agosto e 6 de setembro, no espaço do antigo cemitério. Também a partir de 26 de julho, as terças-feiras ficam reservadas para sessões de cinema ao ar livre, na zona ribeirinha de Vila Real de Santo António.
Junto ao Guadiana, no Jardim da Avenida da República, os finais de tarde de domingo, ficarão preenchidos com sessões de chill out e jazz, num verdadeiro ambiente de sunset.
Todas as semanas, entre 29 de julho e 19 de agosto, o início das noites de sexta-feira serão animados por micro concertos, com um conjunto de músicos que dará vida às zonas pedonais e de esplanadas, promovendo a animação das principais zonas comerciais.
A música clássica será outro dos pontos altos do «Verão VRSA» com o ciclo «Clássica em Cacela». Com programação durante todo o mês de agosto, haverá um leque de concertos que percorrerá a música antiga, medieval e renascentista, em locais emblemáticos como a igreja ou o cemitério antigo.
A cultura das Caraíbas também terá o seu espaço neste concelho do Sotavento com mais uma edição do «Encontro de Cultura Cubana», entre 11 e 13 de agosto. Estão previstos concertos, palestras e exposições.
Uma seleção de sons do mundo é a proposta do Festival «Etniarte» que, entre 18 e 21 de agosto, dará cor à Marginal de Monte Gordo com ritmos e artesanato dos quatro cantos do mundo.
Música, cultura e poesia serão o cartão de visita de mais uma iniciativa dos «Encontros ao Largo» António Aleixo, em Vila Real de Santo António, a cada quinze dias, aos sábados de julho e agosto.
O teatro de comédia e revista tem espaço reservado, a 1, 3 e 8 de agosto, com a peça «Mãe Querida», da companhia II Acto.
E se, por outro lado, o artesanato tradicional marca presença nas localidades de Monte Gordo às terças, Vila Real às quintas e Manta Rota às sextas com as habituais mostras, por outro, no dia 7 de agosto decorre a 27ª Corrida da Baía de Monte Gordo. Esta prova volta a unir as praias de Manta Rota e Monte Gordo, num desafiante percurso de 10 quilómetros, sempre junto à linha de costa.
Em setembro, Cacela Velha acolhe a «Poesia na Rua». Por fim, as tradicionais festas de Cacela Velha, São João da Degola, Vila Real de Santo António e Monte Gordo voltam a homenagear os padroeiros, encerrando o calendário estival.