Arquivo Municipal de Loulé lança portal de pesquisa do seu espólio documental.
A partir da próxima semana, o Arquivo Municipal de Loulé vai passar a disponibilizar, através de um portal de pesquisa, o seu espólio documental, com destaque para aquelas que são as atas de vereação mais antigas do país.
Numa primeira fase, passam a estar acessíveis para consulta online, através da plataforma eletrónica X-arqWeb, as atas de vereação da Câmara Municipal dos séculos XIV a XVII.
Neste primeiro conjunto documental, estão incluídas as atas de vereação do período medieval, classificadas como Tesouro Nacional.
Pretende-se disponibilizar, seguida e regularmente, informação sobre as restantes atas de vereação e outras séries documentais pertencentes ao fundo da Câmara Municipal de Loulé.
É objetivo também divulgar outros fundos arquivísticos (eclesiásticos, da administração local, de associações, de confrarias e irmandades) à guarda do Arquivo Municipal de Loulé.
A partir deste portal é possível ter acesso à descrição arquivística e a imagens dos documentos históricos, ficando esta ferramenta à disposição não só da comunidade científica e académica, mas também do público em geral.
O acesso à distância de um clique é possível através aqui.
O Arquivo Municipal de Loulé passa, assim, a prestar um serviço de maior comodidade para os seus leitores, augurando novos estudos científicos sobre o concelho de Loulé.
Esta é mais uma das iniciativas da Câmara Municipal de Loulé que tem em vista colocar as novas tecnologias da informação ao serviço do seu património cultural e da história local.