«Travessia» convida a audiowalk na Horta da Areia em Faro

  • Print Icon

«Travessia» é um audiowalk, desde o Teatro das Figuras até à Horta da Areia, em Faro, proposta da DeVIR.

Uma caminhada dividida em sete estações, que começa no Teatro das Figuras, compreende uma viagem de barco na Ria Formosa e termina em Festa, no bairro da Horta da Areia, com comes e bebes e um concerto de música cigana, é a proposta para dias 14 e 15 de outubro, da DeVIR, em Faro.

«Travessia» é um espetáculo itinerante, no formato de audiowalk, é o facto de ser co-criado e interpretado por um grupo de mulheres, portuguesas ciganas, que vivem no Bairro da Horta da Areia, lugar que não tem perspectivas de desaparecer, em linha reta dista escasso quilómetro da Quinta do Lago. Da sobreposição de ambos, nascem tensões e pontos comuns que permitem mapear a cidade através das vivências partilhadas ao longo do processo de criação», explica a associação DeVIR.

Este audiowalk, dirigido por Miguel Ponte, Nuno Preto e Teresa Vaz, permite ao espectador uma viagem por diferentes paisagens sonoras e poéticas, ora sublinhando o percurso, ora homenageando as vidas das mulheres envolvidas neste projeto.

O ponto de partida, ou a primeira estação desta viagem é o Teatro das Figuras. Guiados pelas intérpretes, os participantes são convidados a percorrer um caminho ao longo da Ria Formosa e a parar em diferentes «estações» feitas de corpos, de palavras e de possibilidades, numa viagem sonora imersiva, inspirada nas falas, nos sons e nos imaginários das pessoas.

No sábado, há uma sessão às 16h00. Repete no domingo, às 10h30 e 16h00. A participação tem um custo de oito euros. A lotação é limitada e as reservas podem ser feitas por contacto telefónico (289 828 784/ 96 847 82 17) ou email (devir-capa@devir-capa.com).

«Travessia» cruza o social e o artístico, razão pela qual foi um dos projetos selecionado, a nível nacional, como um projeto PARTIS, art for change da Fundação Gulbenkian e Fundação «la Caixa». Envolve aFundação António Silva Leal e conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro.