Teatro das figuras com boas propostas culturais para fevereiro

  • Print Icon

Fevereiro no Teatro das Figuras, em Faro, com teatro premiado e os espetáculos já esgotados de Pedro Abrunhosa e Bumba na Fofinha.

Na programação do mês de fevereiro do Teatro das Figuras destacam-se a Música, a Comédia e, claro, o Teatro, no ano em que a sala passou a integrar a Rede Eunice Ageas (circuito nacional de espetáculos do Teatro Nacional D. Maria II).

As peças «Se eu vivesse tu morrias e Intimidade Indecente», o concerto de Pedro Abrunhosa com a Orquestra Clássica do Sul ou o stand-up da humorista Bumba na Fofinha são fortes argumentos para renovadas idas ao Teatro das Figuras ao longo das próximas semanas.

Dança

A programação do mês de fevereiro inicia com a apresentação, no dia 3, de mais um espetáculo criado no âmbito do Ciclo Emergente. «O Corpo, Hoje» de ananeto, parte de um desafio para um trabalho sobre o corpo do futuro, que conduziu à reflexão da coreógrafa sobre o corpo, hoje.

A segunda proposta de dança, o espetáculo «Credo», que teria lugar no dia 5 de fevereiro, será adiado para nova data a anunciar em breve, devido ao isolamento de um dos membros da sua equipa.

A primeira das três oficinas dedicadas à Dança e o Ensino Criativo tem já apresentações esgotadas em duas escolas EB 23 do concelho de Faro. A Dança e a Matemática, será apresentada às turmas no dia 10 de fevereiro, por Pedro Carvalho, que no seu percurso junta o ensino da disciplina, com a interpretação e a criação coreográfica.

«O Corpo, Hoje».

Teatro

Em cena a 16 de fevereiro, «Se eu Vivesse tu Morrias» de Miguel Castro Caldas recebeu o Prémio SPA para Melhor Texto Representado em 2017. Trata-se de uma peça cujo título foi tirado do pseudo-epitáfio de Robespierre: «Passante, não chores a minha morte, se eu vivesse tu morrias.» O passante e Robespierre não podem estar vivos ao mesmo tempo e no entanto é isso que os dramaturgos e os atores fazem grosso modo no teatro: o dramaturgo morre e o ator ressuscita-o sem ele próprio morrer.

De 24 a 26 de fevereiro a conhecida dupla de atores brasileiros Eliane Giardini e Marcos Caruso, traz a peça «Intimidade Indecente» ao Teatro das Figuras. «Intimidade Indecente» poderia ser catalogada como uma comédia romântica mas é muito mais do que isso. É uma história de amor de um casal que se separa aos 50 anos mas que, de alguma forma, continua sempre ligado. Paixão, sexo, traição, amor e preconceito são alguns dos ingredientes desta história que promete emocionar o público em Portugal.

«Intimidade Indecente».

Música

No dia 12 de fevereiro, Pedro Abrunhosa actua no Teatro das Figuras, acompanhado pela Orquestra Clássica do Sul conduzida pelo Maestro Rui Pinheiro. Pedro Abrunhosa encontra-se em estúdio a gravar o seu 9.º álbum de originais, com lançamento previsto para 2022, e deverá apresentar algumas músicas novas em Faro, a uma plateia esgotada.

O Teatro das Figuras escolheu o domingo dia 20 de fevereiro para a primeira apresentação de «Uma Pequena História da Música», criado e interpretado por Ricardo Coelho, ao piano. Trata-se de um ciclo de concertos que visa sensibilizar o público infantojuvenil para a música erudita e que consiste numa pequena viagem à história da música, desde o Barroco (século XVII) até à música contemporânea (século XX), com algumas histórias curiosas sobre compositores e outras personagens relevantes de cada época.

Comédia

No dia 19 de fevereiro, a humorista Bumba na Fofinha apresenta-se pela primeira vez ao vivo no Teatro das Figuras, com o espetáculo «Suar do Bigode» que marca a sua estreia no stand up, com um espetáculo que esgotou em tempo recorde. Grávida, promete à plateia que irá «escutar uma senhora do tamanho de Saturno a falar de temas como: crescer numa família numerosa a suar do bigode, entrar na puberdade a suar do bigode, engatar a suar do bigode, virar (mais ou menos) adulta a suar do bigode e, por fim, o culminar de todos os suanços de bigodes: parir uma vida».

Toda a programação para o mês de fevereiro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no sítio da internet e é regularmente disponibilizada nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.