Quarteira acolhe «Reflexões» de Vasco Gargalo sobre crise climática

  • Print Icon

Quarteira acolhe «Reflexões» de Vasco Gargalo sobre crise climática e direitos humanos no âmbito do oitavo Festival encontros do DeVIR.

«Reflexões» é o nome da exposição do cartoonista Vasco Gargalo, integrada na programação da 8ª edição do Festival encontros do DeVIR, e que vai estar patente ao público na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, de 10 de novembro a 3 de dezembro.

Numa edição em que os encontros do DeVIR são dedicados à crise climática e aos direitos humanos, esta mostra resultou de uma seleção de desenhos, feitos nos últimos anos sobre estas temáticas, reveladores do interesse e da sensibilidade do cartoonista pela contemporaneidade, pelo Mundo atual onde as questões climáticas e a guerra são motivos muito presentes.

Os encontros do DeVIR são um festival temático, de âmbito internacional, que tem o seu enfoque no Algarve e em questões sociais e ambientais deste território.

Envolve a comunidade regional e criadores nacionais e internacionais das áreas das artes do espetáculo, da imagem, da escrita, das ciências sociais e de outras áreas científicas, estabelecendo pontes de comunicação entre todos.

«Queremos contribuir para a capacitação e o envolvimento de todos, no que se refere a questões comuns relativas à crise climática e aos direitos humanos, as quais carecem do empoderamento dos cidadãos, face a uma classe de decisores políticos e económicos que mantém uma postura apenas reativa, apesar dos apelos dos cientistas, assentes em evidências irrefutáveis. Importa o empenhamento de todos na defesa de um futuro que seja promissor, muito em particular para os mais novos, são eles um elemento importante na comunicação e ação por um futuro auspicioso, que lhes pertence e a que têm direito», diz a organização.

Vasco Gargalo nasceu em Vila Franca de Xira em 1977. Ilustrador e cartoonista editorial freelance, algumas das suas melhores ilustrações podem ser vistas em jornais e revistas como como a Sábad», Jornal i, Courier Interncional, Groen Asterdammer Magazine, entre outras.

Membro da associação Cartooning for Peace, colabora regularmente com o Cartoon Movement e participa em várias exposições e festivais em Portugal e no estrangeiro. Recebeu vários prémios desde 2005.

A exposição «Reflexões» inaugura às 18 horas do dia 10 e pode ser visitada das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00.