«Percursos que contam» desfia as famílias a explorarem Faro antigo

  • Print Icon

Uma proposta original no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade

O Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) proporcionar uma viagem pelos segredos matemáticos escondidos nas ruas da Vila Adentro, este sábado, 21 de setembro, às 10 horas.

Pela primeira vez, as famílias poderão explorar a versão final do roteiro «Percursos que contam», produto de uma parceria entre o Centro Ciência Viva do Algarve e o Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática, com o Apoio do Museu Municipal de Faro e da Câmara Municipal de Faro.

Este roteiro é o produto final de um dos 40 projetos piloto do Programa Creatour.PT., que procura desenvolver ofertas de turismo criativo e sustentável em cidades de pequena dimensão.

Os «Percursos que Contam» são uma iniciativa que visa possibilitar às famílias explorarem a cidade de forma descontraída, observando  e interagindo com pormenores que despertem para as mais variadas áreas do saber (ciência, arte, história) e que também estimulam a criatividade.

A Cidade Velha de Faro funciona por isso como um ambiente informal de aprendizagem e um local de lazer e descoberta, onde os saberes são explorados de uma forma não compartimentada através de desafios que poderão ser realizados em família.

Depois de seguir as instruções sobre o percurso e responder aos desafios, os participantes são convidados a terminar a experiência estimulando a sua criatividade com uma atividade à sua espera no CCVAlg.

O Roteiro agora lançado no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade organizada pela Câmara Municipal de Faro, já está disponível em Português e Inglês, estando para breve o lançamento das versões em espanhol e francês.

A participação na atividade é gratuita, mas limitada a 15 famílias, com com inscrição obrigatória, a realizar através de e-mail (inscricoes@ccvalg.pt).