Museu de Portimão celebra Dia da Cidade com «Planeta em Fúria»

  • Print Icon

Museu de Portimão inaugura no Dia da Cidade a exposição da 22ª Corrida Fotográfica de Portimão e a mostra «Planeta em Fúria».

Integradas na programação do Dia da Cidade, o Museu de Portimão inaugura às 17h00 de domingo, dia 11 de dezembro a exposição com os trabalhos premiados da 22.ª Corrida Fotográfica de Portimão e a mostra de fotografias «Planeta em Fúria».

Na oportunidade vão ser entregues os prémios aos vencedores da 22ª edição da Corrida Fotográfica, que registou a inscrição de 131 amantes da fotografia nas modalidades presencial e online, provenientes de dez nacionalidades diferentes, o que conferiu ao certame uma forte dimensão internacional.

No decurso da prova presencial, que decorreu no concelho de Portimão ao longo do passado dia 14 de maio, os participantes tiveram oportunidade de registar, através de um olhar atento e criativo, três fotografias sobre cada um dos oito temas propostos, relacionados com o património cultural e natural, as vivências, as gentes e os ambientes de Portimão.

Apesar do regresso desta edição ao formato presencial, foi mantida e alargada a participação à distância, via online, a exemplo dos últimos dois anos de pandemia.

Os inscritos nesta modalidade puderam enviar as suas 12 fotos de qualquer ponto do país e do mundo, sobre o tema genérico «Vida», tendo como base os seguintes temas: A Incerteza da Vida; Resistência, Resiliência e Sobrevivência; Um Frágil Património; e Será isto que me faz feliz?

Além das imagens vencedoras dos três prémios de cada modalidade, a mostra integra igualmente o Prémio Especial do Júri e os já habituais Prémios Jovem.

Fizeram a diferença na edição presencial Francisco Martins (1º prémio), Joana Pires (2º), Paulo Martins (3º) e Erica Fernandes (Prémio Jovem), enquanto na modalidade online José Oliveira ganhou o primeiro prémio, secundado por Dania Rodrigues e António Tendim, ao passo que Carolina Barata obteve o Prémio Jovem e Francisco Martins o Prémio Especial do Júri.

Na exposição, que pode ser visitada até 23 de abril de 2023, são ainda exibidas as 12 melhores fotos de cada tema, oito da modalidade presencial e quatro da online.

A mostra pode ser visitada de terça-feira das 14h30 às 18h00 e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00.

«Planeta em fúria» alerta para as alterações climáticas

Em simultâneo, também será inaugurada no Museu a exposição «Planeta em Fúria», com fotos do engenheiro do Ambiente Bruno Gonçalves, natural de Portimão, cujo objetivo é sensibilizar para as profundas e severas alterações climáticas através de imagens que conjugam uma beleza inigualável, mas igualmente destruidora.

Trata-se de uma oportuna exposição que, pelo facto de vivermos num contexto global, alerta e desafia os visitantes a tomarem parte ativa no desenvolvimento das ações necessárias, tendentes a minimizar a fúria planetária, em prol de uma vivência forma mais sustentável neste nosso e único planeta Terra.

Patentes até 19 de fevereiro, estas imagens de tempestades, vulcões, eventos e efeitos severos poderão ser vistas no horário de funcionamento do Museu de Portimão, numa organização do Município e do Museu de Portimão, com os apoios de Autorent, CityHome, Niobo e Seven Rabbits.

De referir que as duas exposições a inaugurar em 11 de dezembro, Dia da Cidade, ficarão igualmente disponíveis online no site do Museu de Portimão.