A iniciativa pretende, através de minibibliotecas, estimular a leitura do público em diversos pontos do município de Loulé.
A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen de Loulé, no âmbito do projeto «Livros Leves – Leve, Leia, Devolva», prepara-se para levar a leitura a mais pontos do concelho, de forma descentralizada, gratuita e original.
De forma a implementar a iniciativa, a arquiteta Leni Farenza, uma das artistas que integra o Loulé Design Lab concebeu várias estruturas, as minibibliotecas, que foram já instaladas em vários locais do município.
Com o principal objetivo de estimular o gosto pela leitura, a Biblioteca Municipal pretende aproximar-se da comunidade e desenvolver a cidadania, «acreditando que a população não irá vandalizar as estruturas e irá devolver os livros após as leituras», afirma.
Todos os leitores interessados podem levar os livros, sem data de devolução e, caso pretendam, podem deixar outros em substituição, de forma a criar uma rede de troca de livros.
Nas minibibliotecas podem ser encontrados livros para diversas faixas etárias, em variadas línguas e de diversas tipologias, sendo a ficção a temática privilegiada.
É possível encontrar estas minibibliotecas nos seguintes locais: Avenida José da Costa Mealha (próximo do Cineteatro) e Largo de São Francisco, em Loulé; Rua do Ameixial, no Ameixial; Rua do Rossio, na Tôr; Pátio da Dª Antónia, em Benafim; Rua Vasco da Gama, em Quarteira; Jardim das Comunidades, em Almancil; Rua Dr. João Batista Ramos Faísca, em Boliqueime.