Loulé recebe 1ª edição do Festival de Jazz Bernardo Sassetti

  • Print Icon

Novo Festival passa pela Cerca do Convento do Espírito Santo e pelo bar Bafo de Baco.

O Festival de Jazz Bernardo Sassetti, que terá a sua edição inaugural em Loulé, decorre entre os dias 28 e 31 de julho e surge como forma de homenagear o pianista falecido em 2012, numa organização da Casa Bernardo Sassetti. Terá um cariz itinerante, decorrendo em cada ano numa cidade diferente do País.

O destaque no cartaz vai para Salvador Sobral, que subirá ao palco na Cerca do Convento Espírito. Neste local, o público poderá assistir a diversos concertos de nomes reconhecidos do Jazz como Rebecca Martin – cantora americana que já gravou discos com músicos como Paul Motian e Larry Grenadier-, Orquestra Jazz de Matosinhos, Mário Barreiros, Mané Fernandes, Daniel Bernardes, entre outros.

Já no bar Bafo de Baco, a programação contará com quatro Jam Sessions diárias ao longo da semana – a primeira a acontecer no arranque do festival, a 28 de julho – com músicos diferentes a abrir cada uma delas. No último dia, 31 de julho, será anunciado o vencedor da 4ª edição do Prémio de Composição Bernardo Sassetti.

A organização pretende trazer também um lado mais pedagógico ao evento, e irá apostar na componente formativa através de um workshop associado ao Festival, direcionado para jovens músicos dos 13 aos 18 anos, que terá início no dia 25 de Julho, em horário laboral, e contará com a direção pedagógica do pianista Daniel Bernardes.

O Conservatório de Música de Loulé «Professor Francisco Rosado» estará também envolvido, disponibilizando salas e instrumentos para esta ação. No decorrer do Festival haverá o concerto de apresentação para os alunos do curso, bem como a apresentação em concerto pelos músicos/professores que lecionaram. Estes serão desafiados a tocar música de Bernardo Sassetti. Os interessados em participar poderão inscrever-se através de e-mail.

Compositor e pianista, Bernardo Sassetti nasceu em Lisboa, em 1970. Iniciou os seus estudos de piano clássico aos nove anos. Dedicou-se ao jazz, estudando com Bernardo Moreira, Zé Eduardo, Horace Parlan e Sir Roland Hanna. Em 1987, começou a sua carreira profissional, em concertos e clubes locais. Desde então, apresentou-se por todo o mundo ao lado de músicos de renome, nacionais e internacionais, destacando-se a colaboração estreita e regular com a Sinfonietta de Lisboa e o Maestro Vasco Pearce de Azevedo.

Como concertista, apresentou-se em piano solo, em trio com Carlos Barretto e Alexandre Frazão, em duo com o pianista Mário Laginha, com quem gravou os CD’s Mário Laginha/Bernardo Sassetti, Grândolas, Trago Fado nos Sentidos e Dias da Música 2011, e ainda em trio de pianos com Mário Laginha e Pedro Burmester

O artista dedicou 18 anos da sua vida à composição de música para cinema, uma paixão que o acompanhou desde os seus 12 anos de idade. Destaca-se a participação no filme The Talented Mr. Ripley (Paramount/Miramax) do realizador Anthony Minguella, em 1999. Escreveu e interpretou música também para teatro, destacando-se as peças «Dúvida» e «A Casa de Bernarda Alba», encenadas por Ana Luísa Guimarães.

Em 1994, Sassetti intensificou a dedicação à fotografia, movido não apenas pela paixão por esta arte mas, também, por uma real necessidade de associar a imagem à música que escreve. Faleceu em Cascais no dia 10 de maio de 2012.

O Festival de Jazz Bernardo Sassetti conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, através do Cineteatro Louletano e do Conservatório de Música de Loulé, bem como da Casa da Cultura de Loulé. De referir que este ano não haverá Loulé Jazz, permitindo, assim, abrir espaço para a cidade ser anfitriã da sessão inaugural deste novo evento.

Programação completa do Festival:

  • 28 Julho Jam Session (Bafo de Baco – bar) – Clara Lacerda Trio;
  • 29 Julho (Cerca do Convento) – Mário Barreiros Quarteto;
  • 29 Julho (Cerca) – Salvador Sobral – bpm;
  • 29 Julho Jam Session (Bafo de Baco – bar) – Hugo Lobo Trio;
  • 30 Julho (Cerca) – Mané Fernandes Trio;
  • 30 Julho (Cerca) – Rebecca Martin com Orquestra Jazz Matosinhos;
  • 30 Julho Jam Session (Bafo de Baco – bar)  – Guilherme Fradinho Trio;
  • 31 Julho (Cerca) – Daniel Bernardes toca Bernardo Sassetti;
  • 31 Julho (Cerca) – Trio Jazz Loulé;
  • 31 Julho Jam Session (Bafo de Baco – bar)  – Léo Vrillaud Trio.