Loulé expõe «Sustentar» mostra coletiva de fotografia e vídeo

  • Print Icon

«Sustentar» é o nome da exposição coletiva de fotografia e vídeo que junta projetos de seis artistas em Loulé.

«Sustentar» é o nome da exposição coletiva de fotografia e vídeo que vai estar em exibição na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, de 4 de fevereiro a 5 de abril.

Sustentar é uma plataforma colaborativa da Ci.CLO que promove o desenvolvimento de projetos fotográficos e videográficos com perspectivas artísticas sobre iniciativas experimentais na área da sustentabilidade.

Da primeira edição resulta o olhar de seis artistas sobre seis iniciativas em Portugal que se definem como alternativas sustentáveis à nossa interação com o planeta:

  • POCITYF (Câmara Municipal de Évora),
  • Núcleo Museológico do Sal (Câmara Municipal da Figueira da Foz),
  • Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira (Câmara Municipal de Loulé),
  • Transição Agroecológica (Câmara Municipal de Mértola),
  • Setúbal Preserva Bairros do Grito do Povo e dos Pescadores (Câmara Municipal de Setúbal)
  • LIFE Montado-Adapt (EDIA).

A plataforma Sustentar proporcionou encontros entre curadores, artistas e especialistas para análise do trabalho em curso, bem como residências artísticas em cada território — espaços vitais e críticos para incubar novas práticas, examinar metodologias e desenvolver diálogos proativos.

Em Loulé, a série Geoparque de Nuno Barroso especula sobre os paradigmas do território do Geoparque Algarvensis através da exploração da multirrealidade em torno da agricultura, energia e atividade turística.

Elisa Azevedo, Evgenia Emets, Margarida Reis Pereira, Maria Oliveira, Nuno Barroso e Samuel Mountford são os artistas em destaque nesta exposição que tem curadoria de Krzysztof Candrowicz, Pablo Berástegui e Virgílio Ferreira.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e ao sábado, das 9h30 às 16h00.

A inauguração está marcada para 4 de fevereiro, sexta-feira, às 18h00.