Loulé e Quarteira em destaque nas Jornadas Europeias do Património

  • Print Icon

As Jornadas Europeias do Património 2023 prosseguem hoje e dia e 23 de setembro, com uma viagem no passado de Loulé e Quarteira.

O Museu Municipal de Loulé convida o público a embarcar numa emocionante jornada ao passado, desvendando os segredos dos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, dois momentos históricos reunidos num Monumento Nacional de inestimável valor patrimonial e simbólico para a cidade de Loulé, hoje, às 18 horas.

Durante a visita orientada por Daniela Grelha, será possível mergulhar na história de uma cidade islâmica e de um Hammam, um edifício de banhos públicos que desempenhou um papel fundamental na vida quotidiana da época islâmica. Além disso, os participantes terão a oportunidade de explorar mais sobre a sua ocupação posterior como Casa Senhorial dos Barreto e descobrir como era a vivência neste espaço.

As inscrições devem ser feita por telefone (289 400 953).

No sábado, dia 23, às 18h30, tem lugar no Centro Autárquico de Quarteira, uma conferência sobre os achados arqueológicos e naufrágios no mar de Quarteira «Entre marcas de pesca e o património cultural subaquático: a arqueologia no mar de Quarteira».

Os oradores Pedro Barros e Felizardo Pinto guiarão os participantes numa exploração sobre os segredos submersos do Mar de Quarteira.

Por muito tempo, documentos escritos, mapas e gravuras têm contado a história de naufrágios nesta região, mas é o conhecimento e as memórias dos pescadores e mergulhadores locais que têm revelado um vasto Património Cultural Subaquático.

A comunidade marítima de Quarteira tem partilhado as suas memórias sobre a toponímia do mar, o seu conhecimento sobre as marcas de «cascos» e a sua sensibilidade ao recuperar e doar peças arqueológicas aos Museus.

Alguns desses locais e objetos tornaram-se foco de pesquisas e estudos arqueológicos, fornecendo uma visão única do passado desta região.

A conferência visa sistematizar toda a informação arqueológica, desde a época romana até os dias de hoje.

Serão abordados achados isolados recolhidos nas redes de pesca, bem como sítios arqueológicos de naufrágios de embarcações, acidentes aéreos e sítios afetados pela regressão da linha de costa do Mar de Quarteira, desde o Cabo de Santa Maria (Faro) à Ponta de Alfanzina (Lagoa).

Seguidamente, às 19h30, realiza-se uma visita comentada à exposição «Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira», desvendando-se mais sobre as riquezas subaquáticas da história e do património cultural da região.