Foi aprovada, na última reunião do executivo municipal, a atribuição de subsídios às associações culturais do concelho de Lagos, abrangendo um total de 21 agentes culturais e 75 projetos.
No total, a Câmara Municipal de Lagos irá investir cerca de 435 mil euros no programa de apoio ao associativismo cultural de 2022, permitindo fazer face às diversas despesas destes agentes.
A autarquia vai completar esta oferta com diversos apoios logísticos de espaços de trabalho e também através da disponibilização da sua frota de autocarros para deslocações em representações e atuações fora do concelho, tendo também preparado um crédito de quilómetros a realizar com recurso a viaturas municipais (aproximadamente 25 mil quilómetros).
«A qualidade das propostas culturais apresentadas, assim como a crescente preocupação com a formação de público, em especial jovem, contribuindo para o seu fomento pela cultura», é um «ponto relevante» para que a autarquia lacobrigense continue com este apoio anual.
O município decidiu ainda estender os apoios não-financeiros a outras entidades «que desempenham um importante papel social e agregador da população», como as paróquias do concelho, a Liga dos Combatentes – Núcleo de Lagos e o Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 173, entre outras.