Lagoa vai celebrar o tradicional Dia Vyshyvanka da Ucrânia, no sábado, dia 20 de maio, no Centro Cultural Convento de São José, às 17 horas.
Lagoa vai acolher o primeiro Dia Vyshyvanka, no sábado, dia 20 de maio, no Auditório e Claustro do Centro Cultural Convento de São José, às 17 horas.
Terá lugar a apresentação do grupo ID-Humana. O grupo surgiu a 28 de fevereiro de 2022, em Lagoa, com a criação do Centro de Apoio à Ucrânia.
«Desde então, continuamos a apoiar não só os migrantes ucranianos, mas também migrantes de outros países, mesmo além mar. Neste sentido, e percebendo que ainda há muito trabalho a ser feito, o grupo pretende registar-se oficialmente e constituir uma organização sem fins lucrativos, o Centro das Comunidades, cujo principal objetivo é desenvolver projetos sociais e culturais que consolidem a igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos, garantindo o desenvolvimento social e cultural», explica a cofundadora Maria João Santos.
«Comprometemo-nos a lançar e implementar iniciativas que dinamizem, revelem e apoiem a cultura dos povos, aqui e no estrangeiro», diz ainda.
No Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa, o Dia de Vyshyvanka é uma data internacional que visa preservar as tradições populares ucranianas de criar e usar roupas étnicas bordadas chamadas vyshyvankas. A data é diferente a cada ano, pois é comemorada na terceira quinta-feira de maio. No ano 2023, é dia 15 de maio.
«Neste dia, pretendemos juntar as comunidades, é só vestir uma Vyshyvanka (camisa tradicional ucraniana bordada) que é a armadura espiritual para defender a liberdade, a dignidade e os valores ucranianos do mundo livre».
Banda Litá
O evento vai contar com a atuação da banda Litá, um grupo de música tradicional e canto autêntico ucraniano.
Apesar de ainda jovens, os membros «carregam nas suas vozes toda a sabedoria dos seus antepassados. Numa vibração inexplicavelmente poderosa têm a capacidade de nos fazer conectar com as origens ucranianas. Cantares polifónicos sobre amor, destino e humor. São canções recolhidas em expedições etnográficas que prometem tocar a alma e fazer sorrir o coração».
Haverá também uma aula de canto tradicional ucraniano. «O caminho mais tradicional, e também mais eficaz, de experienciar o canto autêntico, passa através da participação ativa na sua aprendizagem oral. Ao aprender canções antigas, terá a oportunidade de sentir o poder da música ucraniana, esculpida durante séculos, através da sua própria voz», explica a organização.
A banda alinha Kateryna Sidelnykova, Sofiia Tsyvinska, Ivanna Korzh (vozes, flautas, violino e baixo), Danylo Kliutsko (bandura, voz e percussão) e ainda o coreográfo Denys Stetsenko (danças e violino).
Mais informações podem ser solicitadas por telemóvel (351 962 325 862 – Português ou 351 932 495 322 – Ucraniano) ou por email (m.deus@id-humana.org).
O evento tem o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.