Jornadas Europeias do Património: Faro mostra Celeiro de São Francisco

  • Print Icon

As Jornadas Europeias do Património celebram-se em Faro com uma visita guiada ao Celeiro de São Francisco.

A Câmara Municipal de Faro associa-se às Jornadas Europeias do Património no próximo sábado, dia 24 de setembro, promovendo diversas atividades com o objetivo de promover um maior conhecimento sobre o edifício da Torre da Horta dos Cães, conhecido como Celeiro de São Francisco.

O historiador de arte Daniel Santana e a conservadora-restauradora Susana Paté, ambos técnicos do Museu Municipal de Faro, vão estar a prestar esclarecimentos aos visitantes sobre as questões históricas e artísticas desta construção, bem como sobre o tratamento dado às figuras e ao revestimento da Torre, durante uma uma visita orientada, que terá lugar pelas 17h00.

O percurso será, ainda, enriquecido por intervenções teatrais e musicais do Grupo DoisMaisUm e do Grupo Coral Ossónoba.

O programa destas comemorações encerra às 22h00, transformando-se a Torre no cenário de um concerto de fado com Luís Manhita, Jorge Franco na guitarra portuguesa e Manuel da Avó na viola.

A Torre da Horta dos Cães é um edifício da arquitetura barroca urbana, atribuído ao famoso arquiteto Diogo Tavares e Ataíde (1711-1765), pertencendo a uma das famílias nobres da cidade, os Mascarenhas de Figueiredo.

Recentemente foi restaurado pela equipa de conservação do Museu, depois de adquirido pela autarquia.

Com estas atividades, a Câmara Municipal de Faro volta a associar as Jornadas Europeias do Património, que decorrem nos dias 23, 24 e 25 de setembro, tendo como tema principal a «Sustentabilidade».

Esta é uma iniciativa que se comemora desde 1985, sendo organizada pelo Conselho da Europa e pela União Europeia, com o objetivo de refletir sobre a salvaguarda do património e a proximidade das comunidades aos seus testemunhos culturais.

O município de Faro, através do Museu Municipal, tem vindo a celebrar esta efeméride junto de edifícios emblemáticos da cidade, como a ermida de São Sebastião, o palácio Guerreiro, o Colégio do Alto ou o palácio de Estoi.

Para esclarecimentos e inscrições, os interessados devem entrar em contacto com o Museu Municipal de Faro, por telefone (289870829), ou email (museu.municipal@cm-faro.pt).