Instalação artística presta tributo à Ponte Velha da Capital da Laranja

  • Print Icon

Estrutura em ferro inspirada na Ponte Velha de Silves, ex-libris da cidade, foi decorada com duas toneladas de citrinos. Apresentação pública é hoje às 19 horas.

Uma réplica da Ponte Velha de Silves, onde serão exibidas cerca de duas toneladas de citrinos, na sua maioria laranjas, tem estado a ser instalada desde o início desta semana, na rotunda junto ao complexo das Piscinas Municipais de Silves.

A apresentação ao público terá lugar hoje, quinta-feira, dia 15 de abril, às 19 horas no âmbito da 5.ª edição da Mostra Silves Capital da Laranja, que este ano realizada em formato online.

A instalação artística, alusiva a um dos monumentos de referência da cidade (cujas fontes escritas datam no século XV), terá cerca de 14 metros de comprimento é da autoria do artista, cenógrafo, inventor e mestre algarvio Tó Quintas, conhecido pelas suas obras de grande dimensão, detalhe e genialidade.

A obra de arte, cuja instalação e montagem no local começou na segunda-feira, dia 12 abril, irá permanecer em exposição durante cerca de seis dias, tendo sido necessária uma equipa de quatro pessoas para fazer a decoração com as laranjas e limões.

Ouvido pelo barlavento na sua oficina em Faro, Tó Quintas refere que «tal como uma ponte real, as pessoas podem atravessá-la para tirar uma fotografia, sem qualquer problema. Ficará exposta durante o tempo de vida útil dos citrinos e dos elásticos individuais que os fixam individualmente à estrutura» de ferro.

Após este período, os frutos que ainda estiverem em bom estado de conservação serão aproveitados pela para fazer sumo pela fábrica LARA, que se juntou à iniciativa.

O sumo então será oferecido, já devidamente embalado, a instituições de solidariedade social do concelho de Silves.

Tó Quintas começou os trabalhos em fevereiro e só terminou no último fim de semana.

A ponte mede 9 metros de comprimento, mais 5 metros de acessos, uma rampa no lado nascente e escadarias no lado poente.

Está pensada para ser uma estrutura modelar. Isto é, poderá vir ser utilizada noutro evento, com outro tipo de decoração, ou em conjunto com novas peças que a autarquia queira acrescentar.

«Se for bem tratada e protegida, durará anos». O artista utilizou perto de 150 metros de variadas barras de ferro e mais de 40 metros de rede para suporte das laranjas e limões.

A 5.ª Mostra Silves Capital da Laranja estará em destaque no domingo, dia 18, no programa da tarde «Somos Portugal», da TVI. A emissão decorrerá entre as 14h05 e a 20h00.

Já a habitual Conferência Laranja XXI, terá lugar amanhã, dia 16 de abril, às 15
horas, em formato online, para todos os interessados.