In The Pink exibe a primeira exposição a solo de Vee Speers em Portugal

  • Print Icon

A galeria In The Pink, em Loulé, apresenta a primeira exposição a solo de Vee Speers em Portugal – «Fashioned from Nature».

A seleção de obras nesta exposição oferece uma perspectiva compreensiva da carreira da artista e da sua habilidade para criar narrativas excecionais.

As suas fotografias provocam o público com histórias ocultas de assuntos misteriosamente comuns, numa atmosfera em que o tempo parece estar suspenso.

A tensão constante entre o passado, com referências a retratos de arte clássica e representações de inspiração da realeza; e o futuro, através do olhar ansioso e esperançoso dos personagens, que frequentemente aparecem com um conjunto de elementos excêntricos, indicando as surpresas ainda por acontecer; leva o espectador numa viagem íntima a si próprio, explorando sonhos, memórias e expectativas no tempo presente.

Na recente série «Phoenix», Speers retrata figuras femininas poderosas que habitam entre a melancolia das suas histórias não contadas e as possibilidades iminentes refletidas no brilho das suas poses.

Este gesto transformador está também presente na trilogia «Birthday Party», «Bulletproof» e «Dystopia», na qual a artista acompanhou o percurso entre a infância e a vida adulta dos personagens e onde apresenta ao público questões impressionantes sobre a sua própria humanidade, desafios e desejos, a partir de alegorias construídas e de um ponto de vista contemporâneo profundamente informado.

A pedido do Museu V&A em Londres, para uma exposição sobre o impacto da moda no planeta, Speers criou «Fashioned from Nature», uma série em que as obras atravessam a linha entre a realidade e a fantasia, a beleza e a fealdade ou, em última análise, a vida e a morte.

Da mesma forma, as fotografias da série «Botanica», a preto e branco e depois subtilmente coloridas, examinam as noções de natureza morta, fundindo a arte clássica com métodos científicos tradicionais num ato requintado de preservação de plantas floridas.

Vee Speers nasceu em Newcastle, Austrália, em 1966. Expôs em museus, feiras de arte e festivais em Londres, Paris, Miami, Nova Iorque, Atlanta, China, Irlanda, Singapura, Japão, Tunísia, Brasil, México, Austrália, Suécia, Itália, Noruega e Luxemburgo.

As suas obras foram publicadas em mais de 60 revistas internacionais e foram adquiridas por várias coleções internacionais, públicas e privadas, tais como Museum of Fine Arts Houston, Museum 21C Kentucky, DZ Bank Alemanha, Sir Elton John Collection, Michael Wilson Collection, Hoffman Collection, Carter Potash Collection, Morten Viskum Collection, Alan Siegel, Lawrence Schiller, George Eastman House, Beth Rudin Dewoody, Hudson Bay Company Art Fund e CB Collection Tokyo.

Speers vive e trabalha atualmente em Paris.

A Exposição Vee Speers – «Fashioned from Nature» estará patente na In The Pink, Gallery for Fine Photo Art a partir de 27 de janeiro. Pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 11 e as 19 horas e sábados entre as 10 e as 14 horas.