Na primeira colaboração com a galeria In The Pink, em Loulé, o consagrado fotógrafo, Rankin, mostra o seu cunho pessoal na arte.
Na sua primeira colaboração com a galeria In The Pink, em Loulé, o fotógrafo consagrado internacionalmente, Rankin, apresenta a exposição «Pure», com uma seleção de trabalhos que representam a abordagem criativa do seu percurso profissional.
A proposta oferece uma interação entre a luz e a escuridão, a vida e a morte, através de obras que criam um amplo diálogo estético.
Com uma curadoria que visa mostrar o trabalho e a visão de Rankin na sua forma mais pura, as obras em exposição não são as fotografias visivelmente limpas das redes sociais ou da publicidade, mas sim uma exploração da personalidade, do desempenho e, em muitos casos, da imperfeição natural.
Nas palavras do artista, «esta exposição é uma nova realização do meu fascínio pela vida e pela morte, e pelo real versus o irreal. Estes são os temas que mais me fascinaram ao longo da minha carreira. À medida que envelheço, todas estas ideias se entrelaçam mais na minha imaginação. Tais ideias, não são mutuamente excludentes para mim e sou capaz de encontrar uma dentro da outra. Mostrar os meus novos trabalhos sobre flores em conjunto com retratos e imagens da indústria da alta-costura e da beleza é traçar uma linha temática e de intenção. Esforço-me sempre por buscar a realidade na beleza. A pessoa real por detrás de qualquer imagem que faço. Isto é o mais puro que a minha fotografia pode ser».
Rankin foi cofundador da revista Dazed & Confused com Jefferson Hack em 1991 e, desde então, publicou mais de 40 livros incluindo AnOther e AnOther Man, e lançou a revista bianual impressa de moda, cultura e estilo de vida, e plataforma digital, Hunger.
As suas fotografias foram publicadas em diversas revistas internacionais, incluindo Elle, Vogue, Esquire, GQ, Rolling Stone e Wonderland, e expostas em galerias e museus pelo mundo todo, incluindo o MoMA, em Nova Iorque, e o Victoria & Albert Museum, em Londres.
Atualmente Rankin vive em Londres com a sua mulher Tuuli e os seus cães.
A exposição estará patente a partir de dia 24 de junho, e poderá ser vista de terça a sexta-feira, das 11 às 19 horas, e sábados, das 10 às 14 horas.