Fusos – Festival de Fusões Artísticas regressa a Alte em junho

  • Print Icon

A aldeia de Alte acolhe mais uma edição do Fusos – Festival de Fusões Artísticas, de 2 a 4 de junho.

A aldeia de Alte acolhe mais uma edição do Fusos – Festival de Fusões Artísticas, de 2 a 4 de junho. São duas dezenas de espetáculos espalhados pela aldeia, que vão cruzar em palco diferentes artes, como música, teatro, sonoplastia, dança, poesia, pintura, literatura e rádio.

Ao longo de três dias, o público percorre a aldeia para acompanhar o programa e conhecer os mais belos palcos que Alte tem para oferecer, em ambiente descontraído e acolhedor para todas as idades e gostos. Uma forma sublime de conhecer uma das aldeias mais bonitas de Portugal, no concelho de Loulé, que permite uns mergulhos nas suas fontes, entre concertos.

Nesta sexta edição do Fusos, os olhos fixam-se na bandeira desenhada na montanha para ver o concerto de inauguração com Argonautus Ensemble e Carla Pontes (Música / Luz) e destaque para o concerto de Teresa Salgueiro na sexta-feira, dia 2 de junho, onde a fusão com tecnologia permitirá ao público estar virtualmente ao lado da cantora durante o concerto.

As manhãs no Fusos são para aproveitar para uns banhos na Fonte Grande, Fonte Pequena ou na Queda do Vigário, experimentar a gastronomia local e quem sabe, uns passeios de canoas.

Na noite de sábado, em estreia absoluta d’O Fabuloso Destino de Amália, o Fusos apresenta uma radionovela, que cruza rádio com teatro e música. Invocando a infância de Amália Rodrigues, escrita pelo jornalista António Pires, conta em palco com Carla Pires, Luanda Cozetti, Raquel Bulha, Carla Pontes, Luís Pucarinho, Jorge Benvinda e Txibra.

Músicos de diversos universos musicais juntam-se para dar voz às personagens que ajudam a Amália criança a tornar-se no grande ícone mundial.

Domingo começa com um percurso pedestre com música, seguido de uma tarde de danças e O Gajo encerra o Fusos, junto à belíssima queda de água do Vigário, e onde os cantares polifónicos da Letónia, pelas Saucejas se vão juntar.

O Fusos é um festival de aldeia para todas as idades, em que todos os eventos têm entrada livre, organizado pela Junta de Freguesia de Alte e Câmara Municipal de Loulé, com o apoio da Associação Cultural Fungo Azul e da Antena 1.

Programa

Dia 2 junho, sexta-feira
21h30 Inauguração na Bandeira por Argonautus Ensemble + Carla Pontes (música / luz)
21h50 Percurso sonoro «Caminhos de terra» (sonoplastia / paisagem)
22h15 Teresa Salgueiro (música / tecnologia)
23h30 B. One DJ set
Dia 3 junho, sábado
14h30 Biblioteca Extravagante (teatro / literatura)
15h20 Ghazal – Poesia e Música da Rota da Seda (poesia / música)
16h15 Jordão (música / sonoplastia)
17h00 São + Que Irmãs (dança performativa / música)
18h20 Orquestra de Alte (música / serviço educativo)
18h45 Maestro de Água – Saucejas (Letónia) (música / paisagem)
21h30 Asas de Sonho (música / dança / pintura)
21h50 Percurso sonoro “Caminhos de terra” (sonoplastia / paisagem)
22h00 O Fabuloso Destino de Amália (teatro / rádio / música)
23h30 PIXSOM (imagem / som)
Dia 4 junho, domingo
10h00 Percurso pedestre pela Ribeira de Alte (paisagem / música)
14h30 Alte e Siga o Baile – Danças tradicionais de Alte
16h00 Saucejas – Oficina de danças tradicionais da Letónia
17h30 Fusada com Capoeira Alegria e Bem Estar
18h20 O Gajo