Esta semana a Fungo Azul dá «Som» em estéreo no Algarve

  • Print Icon

Hoje em Castro Marim e sexta-feira em Lagos, Carlos Norton, da Fungo Azul estará à conversa sobre som, património e paisagens sonoras.

A recolha de paisagens sonoras, intervenções artísticas sonoras e a sonoplastia têm sido algumas das áreas de intervenção da Fungo Azul, como é exemplo o ASPA – Arquivo Sonoro Paisagístico do Algarve.

Carlos Norton, paisagista sonoro e artista sonoro, vai hoje apresentar o Arquivo Sonoro de Castro Marim no auditório da Biblioteca Municipal, às 18 horas.

Desenvolvido ao longo de mais de um ano, o arquivo, construído pela Fungo Azul, é um dos múltiplos resultados do projeto Particular Universal, de financiamento europeu EEA Grants, que decorreu no município algarvio e que chega agora ao fim.

Na apresentação pública, Norton apresentará alguns sons emblemáticos do concelho bem como toda a logística e fundamentos da construção deste vasto arquivo sonoro.

Na sexta-feira, dia 10 de novembro, a conversa será a convite do Centro Ciência Viva de Lagos e no âmbito do Festival Pedra Dura.

«O Som à nossa volta» é uma palestra que falará sobre o som e o silêncio, a música e as pausas, o cheio e o vazio.

Norton irá explorar o som que nos rodeia e falar sobre a física do som, no âmbito do trabalho de investigação e artístico que tem desenvolvido na área. Para assistir no Centro Ciência Viva de Lagos, pelas 18h30.

Ambos os eventos são de entrada livre.