«Entre as Águas» de João Mariano vai ser apresentado em Portimão

  • Print Icon

«Entre as Águas», novo livro de João Mariano vai ser apresentado na sexta-feira, dia 3 de dezembro, às 18 horas, na Biblioteca Municipal de Portimão.

A organização é do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) e da editora 1000 olhos Imagem e Comunicação, de Aljezur.

A apresentação será feita por Elsa Martins e pelo autor. O livro conta com textos de Afonso Cruz, Alda Rocha e João Mariano.

Objeto de culto, pela estética da edição e da qualidade das fotografias e dos textos, conta com 93 fotografias da Ribeira de Aljezur, desde a nascente, na Foia, até à foz na praia da Amoreira numa extensão de 35 quilómetros.

«Perscrutei a sua alma, entrei profundamente no seu interior e conheci-a ainda mais a fundo. Este é o meu singular tributo a este ziguezagueante ser telúrico recheado de água, cascalho, areia e rochedos» escreve o autor.

Afonso Cruz, que assina o prefácio, sintetizou o projeto: «a água não é apenas o que bebemos, é o que somos. Seja pela nossa própria composição, seja pela nossa origem, pela possibilidade de encontrarmos o nosso rosto ou pela capacidade de imaginar em profundidade, de aceder ao fundo em vez de nos limitarmos à superfície. É isso que descobrimos nas fotografias do João Mariano: substância, origem, rosto e profundidade».

A entrada é livre.