COVID-19: Faro lança programa de apoio à cultura e ao associativismo

  • Print Icon

Ao todo serão oito medidas de apoio.

O Município de Faro prepara o lançamento de um conjunto de apoios e iniciativas específicas para o setor da cultura que, a par de outros, está a sofrer um forte abalo devido às medidas decretadas com vista à contenção e mitigação do novo coronavírus.

Este conjunto de iniciativas será levado a cabo pelo município de Faro, pelo Teatro das Figuras e pela equipa de projeto da Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Do programa, batizado «Faro Consigo na Cultura», fazem parte oito medidas de apoio financeiro ao associativismo, aos artistas e aos agentes culturais do concelho.

No âmbito do programa de apoio ao associativismo, o município «irá manter a totalidade dos apoios previstos para 2020 e dilatar o prazo para a entrega das candidaturas». Será ainda lançado um programa de apoio extraordinário ao associativismo do concelho de Faro.

O município irá também «manter os compromissos estabelecidos com as entidades organizadoras que tenham sido forçadas a adiar eventos ou iniciativas previstas até ao fim do mês de junho e entendam adiar as mesmas até um ano da sua programação inicial».

Será antecipada, para o segundo semestre de 2020, a implementação de um conjunto de projetos-piloto que estavam previstos para o primeiro semestre de 2021, no âmbito da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura.

O município reforça assim «o compromisso com a criação local através do reforço de parcerias com artistas e agentes culturais locais».

Foi anunciada a abertura de candidaturas para várias iniciativas a decorrer nas próximas semanas. Uma delas é o ciclo «Emergente», que consiste em residências artísticas realizadas na própria casa ou ateliê do artista, terá os resultados apresentados em 2021 no Teatro das Figuras, nos espaços expositivos do município de Faro ou seus parceiros, em espaço público ou em iniciativas organizadas pelo Município de Faro.

Depois, o «Figuras em Casa», um ciclo de espetáculos e performances, realizados a partir da casa dos artistas e transmitidos em direto através das plataformas digitais do Município de Faro e do Teatro das Figuras. O lançamento deste projeto será feito com um concerto do artista Nelson Conceição, na 5ª feira, dia 9 de abril, às 21h30, na página de Facebook do Teatro das Figuras.

Outro exemplo é o projeto cultural «O papel da arte em tempo de crise!», que pretende, através da arte, ajudar a comunidade a entender e ganhar uma nova perspectiva sobre o momento de crise que vivemos.

Toda a informação sobre o programa de apoio «Faro Consigo na Cultura» está disponível no website do município de Faro. Já a informação adicional relativa aos ciclos «Emergente» e «Figuras em Casa», bem como os formulários de candidatura, estão disponíveis no website do Teatro das Figuras.

No caso do programa artístico «O papel da arte em tempo de crise!», será disponibilizada informação adicional no site da equipa de projeto Faro Capital Europeia da Cultura.