Uma cerimónia comemorativa com 25 alunos que integraram o Clube de Teatro Tapete Mágico terá lugar no dia 12 de junho, às 18h30 junto à Escola Secundária Pinheiro, em Faro.
Foi em 1996 que 20 alunos do grupo de teatro da Escola Secundária Pinheiro e Rosa pisaram pela primeira vez o palco do Teatro Lethes, em Faro.
O espetáculo cresceu a partir de um tema proposto pelos alunos e concretizado através da escrita do texto pela professora Ana Cristina Oliveira.
Desde aí, e percorrendo um percurso ininterrupto de 25 anos, o grupo criou nome e fez desta sua primeira experiência a sua tradição de trabalho.
O nome criado tem a ver com a metáfora da viagem que uma personagem experimenta quando abraça o universo do teatro: o palco é um Tapete Mágico que nos transporta a uma outra dimensão psicológica e espácio-temporal.
Em cima do «tapete podemos ser quem quisermos, onde quisermos, no tempo que escolhermos», explica Ana Cristina Oliveira, autora de textos e personalidade conhecida da cultura algarvia.
Ao longo do seu percurso este grupo abordou inúmeros temas, sempre numa perspetiva crítica de educação para uma cidadania ativa e responsável.
No presente ano letivo 2020/2021, os alunos que participam no Tapete Mágico «propuseram trabalhar o medo, a ansiedade e a angústia».
Essa proposta transformou-se no trabalho «Passageiros do Sonho», escrito por Ana Cristina Oliveira e encenado por António Gambóias.
«Porque o sonho será sempre a mais eficaz resposta ao medo».