• Print Icon

A exposição «Um Mar de Artes», que inaugura no próximo domingo, reúne fotografias e diversos objetos na Casa Manuel Teixeira Gomes.

A Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, prepara-se para inaugurar no domingo, dia 9 de outubro, às 16h00, a exposição «Um Mar de Artes», que reúne algumas das artes de pesca presentes no concelho, assim como as suas práticas, gentes e gestualidades.

Trata-se de uma exposição com uma abordagem complementar entre a fotografia e diversos objetos, que cruza o passado e o presente, e se divide por dois espaços na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Na sala grande o tema é a pesca industrial da sardinha, entre a década de 1950 e a atualidade, desde os galeões até às traineiras, entre a saída do barco até a chegada à lota.

Na sala pequena propõe-se um olhar recente para a pesca artesanal, com recolhas sobretudo em Alvor, numa visão centrada nos trabalhos em terra e na preparação das artes.

Na mostra estão agrupados diferentes pontos de vista, como os de Júlio Bernardo na fotografia, de Michel Giacometti na realização do filme «Alar da Rede», e a recolha fotográfica elaborada por técnicos do Museu de Portimão .

Colaboram também Mário Galhardo, que em 2019 possibilitou aos técnicos do Museu de Portimão uma viagem a bordo da sua traineira «Mário Luís», a empresa Portipesca, que cedeu uma das maquetes da embarcação, a Santa Casa da Misericórdia de Alvor, que emprestou diversas maquetes de embarcações e a comunidade de pesca artesanal de Alvor.

A exposição «Um Mar de Artes» estará patente na casa do escritor-Presidente até ao dia 20 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30.