Cantora algarvia Susana Travassos lança hoje novo videoclipe

  • Print Icon

Susana Travassos lança um novo videoclipe gravado durante a quarentena, «Mi Gitanito» uma história de amor em tempos de pandemia.

O tema, cantado em espanhol, é da autoria da cantora e compositora espanhola Mili Vizcaíno e faz parte do último disco da cantora algarvia, «Pássaro Palavra», editado em fevereiro de 2019.

O vídeo foi idealizado por Matthias Toews durante a quarentena da COVID-19.

«Face ao isolamento social a que o mundo se viu obrigado por uma questão de saúde pública, a videoconferência passou a ser uma ferramenta diária fundamental de todos aqueles que têm acesso a este tipo de dispositivo. Sem dúvida este tipo de comunicação veio minimizar os efeitos nefastos e traumáticos inerentes a um isolamento social forçado deste tipo», explica o realizador alemão.

«As relações afetivas usufruíram deste elo online que permitiu a contínua troca de afeto e apoio tão fundamentais num momento crítico como este. Também o ensino, a psicanálise, as reuniões laborais e os grupos de estudo puderam continuar as suas atividades desta forma. Foi a ideia também de conectar esse tipo de comunicação com a sensação de estar na natureza. O contraste entre natureza e a tecnologia inspirou-me» diz Matthias.

Quanto a aspectos mais técnicos houve a intenção de assumir alguma precariedade, integrando as reais imperfeições inerentes à situação real: o delay entre a mensagem enviada e a recebida, a textura com pouca definição, assim como a falta de maquilhagem própria de quem está em casa num dos seus dias na quarentena.

Matthias diz que foi interessante a sobreposição das imagens audiovisuais (filmar a videochamada e depois integrá-la na natureza numa terceira gravação). Assim, criou-se uma sobreposição de camadas ao nível da gravação e da edição. Integrar tudo numa conexão virtual foi também parte da ideia.

Matthias Toews (43) nasceu no meio do nada, no centro da Alemanha. Cresceu numa pequena vila sempre ligado à natureza e à criatividade.

Na sua juventude aprendeu a tocar trompete num coro local. Depois do ensino secundário, formou-se em biologia molecular. Para além disso aprendeu a tocar guitarra e começou a programar música eletrónica, com a ideia de ter maior autonomia e então criar o seu próprio projeto musical. Interessou-se também pela fotografia, trabalhando com software e suas ferramentas criativas.

Após os seus estudos, trabalhou vários anos num laboratório de biologia em Karlsruhe (Alemanha) onde entrou em contato com Matthias Fritsch. Foi então que participou do projeto de arte Fritschs «Música das massas» no Youtube.

Depois de estar farto de trabalhar em laboratório, Matthias escolheu uma vida mais livre e foi trabalhar no turismo. Começou a surfar em Portugal e a trabalhar como professor de snowboard na Áustria.

Susana Travassos vem destacando nos últimos anos um espaço de prestígio internacional, onde conquistou um público seguidor e ganhou admiradores e respeito por parte da imprensa.

Atuou ao lado de músicos como Chico César, Yamandu Costa, Zeca Baleiro, Chico Saraiva, Chico Pinheiro e Toninho Horta. Pássaro Palavra é o seu mais recente CD, o seu primeiro destaque de autor gravado em Buenos Aires, produzido pelo argentino Alan Plachta que conta com composições próprias e canções inéditas de Luísa Sobral, Melody Gardot e Mili Vizcaíno.

O projeto já passou por várias cidades em Portugal, Argentina, Uruguai, Espanha e Coreia do Sul.