Aljezur acolhe mostra «Via Algarviana – Um Elogio à Natureza»

  • Print Icon

O município de Aljezur inicia, no Espaço +, a programação das exposições previstas para 2021 com a exposição «Via Algarviana — Um Elogio à Natureza: Os Ofícios Tradicionais».

Apesar de todos os condicionalismos provocados pela pandemia do COVID-19, o município de Aljezur não pode parar o ciclo de exposições iniciado com a abertura deste equipamento municipal em 2006.

A presente exposição foi desenvolvida no âmbito do projeto «Via Algarviana — Um Elogio à Natureza» é um dos resultados desta candidatura ao Fundo Ambiental, incluída no aviso «Educarte: Educar para o Território» inserida no programa de Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

«Mais do que uma Grande Rota Pedestre, a Via Algarviana é uma viagem pela cultura e património singular do Algarve. Esta exposição, de carácter itinerante, reúne uma mostra das peças e elementos identificativos das artes e ofícios dos territórios de baixa densidade abrangidos pelo projeto: Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo».

Cada painel apresenta cada um dos cinco municípios. Em cada painel é afixada uma descrição e um objeto ilustrativo do ofício/técnica associada ao local, assim como ilustração dos percursos da Via Algarviana no concelho.

Assim, a partir de 12 de janeiro e até 7 de fevereiro poderá visitar esta exposição de 22 a sábado das 10h00 às 16h00.

Recorda-se que o número máximo de visitantes em simultâneo é de seis pessoas.

O uso de máscara é obrigatório. Para grupos, nomeadamente para alunos da escolas que a queiram visitar terão que fazer marcação prévia através de email (francisco.oliveira@cm-aljezur.pt).