ALFA prepara nova exposição «Rostos da Insulina»

  • Print Icon

Associação de Fotógrafos Livres do Algarve (ALFA) prepara uma exposição de retrato sobre saúde e solidariedade intitulada «Rostos da Insulina».

Depois das exposições de fotografia de retrato «Sorrisos Partilhados» e «Modelos por um dia» desenvolvidas na área social, a Associação de Fotógrafos Livres do Algarve (ALFA) está a concluir uma nova produção.

«Abraçámos um novo projeto aliciante com uma responsabilidade acrescida que se traduz numa parceria com o Centro Hospitalar Universitário (CHUA), através da Unidade de Diabetologia para assinalar os 100 anos da descoberta da insulina. Este trabalho, em fase de conclusão, conta como protagonistas pessoas diabéticas e profissionais de saúde. Parte das imagens foram captadas no novo estúdio profissional na sede da ALFA», infraestrutura que a associação quer facilitar a todos os membros e apaixonados pela fotografia da região.

A exposição inaugura em fevereiro de 2022, e coincide com o lançamento de novos serviços de «Estruturas metálicas para o ar livre – Large Photo Installation (LPI)» e de curadoria expositiva que a associação passa a disponibilizar a interessados e que «já apresenta uma procura que ultrapassa as nossas fronteiras», segundo Vitor Azevedo da equipa dirigente.

Em breve serão revelados os nomes dos fotógrafos e a equipa técnica que acompanha a produção e os filmes do «making off».

A ALFA vai prosseguir o seu trabalho na área social bem como a estimular a ligação entre a arte e a educação traduzida na oferta de cursos curtos de formação presencial em fotografia, vídeo e edição de imagem.

Coordenado pelo CHUA, o projeto «A Insulina Sai à Rua» conta com a parceria de vários municípios algarvios, centros comerciais e entidades regionais e nacionais.

Esta é uma entre as cerca de duas dezenas de iniciativas sobre literacia em saúde anunciada em meados de novembro, em Faro.

Fotos: Teresa Palaré.