ACTA leva as crianças numa viagem pelas palavras de Fernando Pessoa

  • Print Icon

ACTA põe em cena uma viagem pelas palavras do poeta Fernando Pessoa no Teatro Lethes, em Faro, no Dia da Criança.

Após a estreia online no dia 27 de março, do espetáculo para a infância
«Sibí & Pip», sobe agora ao palco do Teatro Lethes, no dia 1 de Junho, com três sessões, para comemorar o dia da criança da melhor forma.

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve inspirou-se em Fernando Pessoa para uma criação que promete animar toda a família.

«Uma viagem entre as pequenas palavras de Pessoa é uma viagem, quem sabe, de comboio, pelos carris da brincadeira, às palavras, escritas na infância ou para a infância, do poeta Fernando Pessoa. Sibí e Pip, dois dos primeiros inventados do poeta, são quem nos leva na jornada», explica a ACTA.

Jeannine Trévidic coordenou este projeto que conta com a criação e encenação do lagoense Jorge Soares, que desde há muitos anos se dedica ao teatro de marionetas.

Adriana Pereira, Luís Manhita e Raquel Ançã asseguram a manipulação das marionetas que foram construídas por este coletivo.

«Sibí é um pássaro maluco, inventor de palavras e Pip, o secretário do pequeno Pessoa, guardador esquecido dos papéis e palavras da sua arca. São eles juntamente com os personagens que vão saltando de textos como Os Ratos, O Poema Pial, O Menino que tinha um chapéu ou o Comboio descendente, que apresentam à criança as tais palavras brincadas de Pessoa. No mundo deste poeta fingidor tudo surge a partir das suas folhas de papel, dos seus escritos, das suas palavras. As palavras, as personagens que vão surgindo em cada texto e os próprios atores/ manipuladores, como cores heterónimas do poeta são o próprio fio condutor. A palavra do poeta é o ponto de partida e de chegada. A brincadeira… o caminho», assegura a ACTA.

As sessões estão marcadas para as 10h30, 14h00 e 18h30.

Os bilhetes custam 5 euros ou 3 euros para grupos de escolas e podem ser reservados por telefone (289 878 908).