Acordeonistas algarvios brilham na 76.ª Copa Mundial de Acordeão

  • Print Icon

Acordeonistas algarvios brilham na 76.ª Copa Mundial de Acordeão que se realizou entre de 5 a 10 de setembro, na Bósnia-Herzegovina.

O jovem Miguel Coelho sagra-se vice-campeão do Mundo na categoria Júnior Virtuoso, e a jovem Bruna Palma alcança também o pódio, ao obter o 3.º lugar na mesma categoria, na cidade de Biljeljina.

A cidade de Bijeljina, na Bósnia-Herzegovina, acolheu a 76.ª Copa Mundial de Acordeão, de 5 a 10 de setembro.

Este concurso, que todos os anos se realiza num país diferente, contou com a participação de oito jovens portugueses, dos quais sete são algarvios, e que alcançaram importantes distinções, com especial destaque para o 2.º prémio alcançado por Miguel Coelho e o 3.º prémio alcançado por Bruna Palma, ambos na categoria júnior virtuoso e naturais de Messines e Algoz, respetivamente.

Bruna Palma obteve o 3.º lugar na categoria Júnior Virtuoso

Além destes dois jovens, participaram também na mesma categoria Tiago Conceição, natural de Loulé e Catarina Viegas, natural de Estoi, obtendo os honrosos 4.º e 6.º lugares, respetivamente.

Os restantes algarvios em prova foram Rodrigo Veloso, natural de Loulé e Inês Faria, natural Bordeira/Santa Bárbara de Nexe, Faro, que participaram na categoria Sénior Virtuosismo, obtendo o 9.º, 10.º e 11.º lugares respetivamente.

Todos estes jovens estudam com o professor Nelson Conceição e tiveram o suporte da Associação de Acordeão Garvefole, sediada em Loulé e onde se desenrola todo o trabalho de preparação destes músicos.

Os acordeonistas tiveram ainda apoios por parte da Câmara Municipal de Loulé, Direção Regional de Cultura do Algarve, Junta de Freguesia de São Clemente e da Associação de Acordeonistas do Algarve – Mito Algarvio, associação que representa Portugal na Confédération Internacionale des Accordéonistes (CIA), membro da International Music Council, Organização Não-Governamental da UNESCO.

Este ano, Portugal também contou com a jovem acordeonista Inês Ornelas, natural da Ilha Madeira e aluna do professor Slobodan Sarcevic no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, que obteve um honroso 15.º lugar na categoria Júnior Concerto.