Velejador solitário vai ao encontro de Sua Majestade

  • Print Icon

Em Novembro, este projecto terá uma nova etapa. Ricardo Diniz e o inglês Josh Hall vão sair de Portimão, a bordo do veleiro «VisitPortimão», e rumar a Inglaterra. A sua missão é entregar à Rainha Isabel II uma garrafa de vinho do Porto de 1926, ano em que a monarca britânica nasceu.

De uma forma simbólica, esta viagem marca a antiga aliança entre Portugal e Inglaterra e também a celebração dos 250 anos da Região Demarcada do Douro.

O objectivo, segundo Ricardo Diniz, é que o «veleiro funcione como uma embaixada flutuante entre o passado dos Descobrimentos e o presente», dando a conhecer as potencialidades do país.

A cidade de Portimão, que segundo Ricardo Diniz, «tem excelentes condições e uma das melhores marinas a nível europeu e mundial», será o centro estratégico desta operação.

A parceria com a Câmara Municipal, a Expoarade e a Marina de Portimão, vai permitir «descentralizar» o que se faz no país, tornando a cidade algarvia na sede oficial do «made in Portugal», explicou Ricardo Diniz.

A Marina será o porto de abrigo para a embarcação «VisitPortimão», de 15 metros, e centro de treinos de Ricardo Diniz.

Durante a primeira semana de Novembro, o velejador solitário estará a preparar o barco e deverá zarpar rumo a Londres no dia 11 e, se tudo correr bem, «devemos demorar 10 dias de viagem», explicou Ricardo Diniz.

O projecto «made in Portugal», lançado em 2003 por Ricardo Diniz, tem como objectivo fazer uma correcta promoção da imagem de Portugal no mundo, baseando-se nos conceitos de tecnologia, inovação e qualidade, porque «nós somos líderes mundiais em muitas áreas, como nas cortiças».

O «made in Portugal» lançou, na terça-feira, a sua página remodelada na Internet, onde será possível acompanhar toda a viagem e estar em contacto com Ricardo Diniz e o seu companheiro de viagem Josh Hall.

O velejador anunciou também que está a «fazer todos os possíveis» para que uma das maiores regatas do mundo, a Global Ocean Challenge, saia de Portugal. Sabe-se que a prova começará num porto europeu, em Setembro de 2007.

Resta saber qual a cidade que a receberá. Ricardo Diniz está entusiasmado, revelando que «Portimão está incluída na lista das hipóteses».