Robôs invadem Paderne

  • Print Icon

No evento, cinco equipas universitárias encontram-se a disputar o mini-torneio «Robotcup», onde os robôs demonstram as suas capacidades em pequenos jogos de futebol.

Pegam na bola, passam uns para os outros, desmarcam-se, fintam, interceptam e rematam, divertindo os espectadores, sobretudo os mais jovens.

Júlio Oliveira, aluno de Electrotecnia e Electrónica da Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos, é um dos responsáveis pela programação de um robô de busca e salvamento desenvolvido pelos alunos da instituição.

Este robô demonstra as suas capacidades aos visitantes numa pequena pista, com rampas e curvas que «simulam diversas situações difíceis, de modo a testar a sua mobilidade e melhorá-lo» disse Júlio Oliveira ao barlavento.online.

«Este género de robôs pode vir a ser utilizado na busca e salvamento de pessoas, nomeadamente em situações onde a intervenção humana seria difícil. Um exemplo, seria nos escombros provocados por um terramoto», explicou.

No «Robotcup» está também representado o Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Pedro Lima, professor do Instituto, referiu que o Técnico está envolvido neste projecto desde 1998, tendo já participado no Mundial da modalidade.

«Os robôs têm sido desenvolvidos pelo Instituto e por diversas companhias. O custo, sem contabilizar a mão-de-obra, ronda os 7 mil euros por robot», adiantou o responsável.

Por seu lado, Marco Barbosa, um dos alunos que tem vindo a colaborar no projecto, disse ao barlavento.online que «as maiores dificuldades prendem-se com a mobilidade, o controlo e a identificação da bola. Contudo, a participação nestes eventos lúdicos vale a pena, pois são uma boa forma de testar as tecnologias e verificar onde podemos melhorar».

Hoje, sábado, entre as 10 e as 13 horas, terá lugar um colóquio subordinado ao tema «A robótica como meio de promover o interesse na Ciência e Tecnologia».

À tarde, das 15 às 18 horas, terão lugar as finais das competições de «Busca e Salvamento» e «Robotcup», assim como demonstrações de outros robôs, nomeadamente um robô dançarino.